Por algum motivo, ao rodar o composer dumpautoload o PHP me disse que não foi possível carregar a biblioteca. O que isso poderia ser? (Usuário windows)
Por algum motivo, ao rodar o composer dumpautoload o PHP me disse que não foi possível carregar a biblioteca. O que isso poderia ser? (Usuário windows)
Oii, Miguel
O erro que você está encontrando pode ser devido à falta da extensão pdo_sqlite habilitada no seu ambiente PHP. No Windows, você pode habilitar essa extensão editando o arquivo php.ini
que está na pasta onde o PHP está instalado.
Procure a linha que diz ;extension=pdo_sqlite
e remova o ponto e vírgula no início para descomentar a linha. A linha deve ficar assim: extension=pdo_sqlite
.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Então, eu já fiz isso, mas ainda assim ele diz não ter encontrado o módulo. Não sei se tem a ver com a cópia do arquivo php.ini-development.
Abre o terminal e digita: php -m
, esse comando lista todas as extensões ativas, vê se lista o pdo
.
Outra coisa que é valida é verificar se o php está reconhecendo o php.ini
, para isso, abre o terminal e digite: php --ini
, você tem que ver algo parecido com isso:
C:\Users\Vinil>php --ini
Configuration File (php.ini) Path:
Loaded Configuration File: C:\php\php.ini // se aqui estiver "none" significa que o php não conseguiu reconhecer, pois pode ser que o arquivo esteja escrito `php.ini.ini`
Scan for additional .ini files in: (none)
Additional .ini files parsed: (none)
Chequei aqui e pelo visto parece tudo normal, a única diferença é que a extensão "pdo" está em uppercase. Talvez seja fácil de identificar se eu passar a mesagem de erro:
PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlite'
Tenta descomentar a linha extension_dir=ext
e me diz se o erro continua. A extensão pdo_sqlite deve ficar tudo em letra minúscula.
Dessa vez ele dá o erro de não ter encontrado, mas o scrpt funciona pois ele devolveu o resultado esperado do curso, a idade. Fui dar uma olhada nos comentários do php.ini e foi dito que caso não estiver encontrando a extensão, era para colocar o caminho inteiro do diretório.
Qualquer coisa tenta reinstalar o PHP, e faz o passo a passo para configurar novamente.
Pra te ajudar na instalação, tem esse artigo: