Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida - Problema com Custos

Boa tarde, com relação a experiência em Gerenciamento de Projetos, eu estou com a seguinte situação:

O cenário do projeto encontra-se da seguinte forma:

-> O projeto esta atrasado.

-> O custo esta andando conforme o previsto, mas com a produtividade baixa da equipe a sinalização é de estourar tanto o prazo quanto o custo.

-> Justificativas do atraso: A equipe encontrou dificuldades com a tecnologia utilizada As informações de custo estão incluídos no cronograma, tanto o custo previsto (Baseline) quanto o realizado.

Com base nisso tem-se:

-> Plano de Ação para trazer o projeto para a baseline:

Cenário A: Mantendo Custo previsto

Cenário B: Aumento de Custo mínimo possível. Apresentar justificativa/ganhos por esse custo adicional

Para manter o custo previsto, parto do índice do TCPI não é isso? Agora para aumentar o custo mínimo possível, posso sugerir uma realocação de equipe para o pessoal que está com dificuldades com a tecnologia? Seria possível fazer e mostrar esse custo/ganho adicional no project?

Muito obrigado de qualquer forma!!

4 respostas
solução!

Oi Fabrício,

Tudo bem?

Confira estas fórmulas: http://www.pmtech.com.br/PMP/Formulas_valor_agregado.pdf

Minha sugestão para ti é utilizar estas fórmulas e o gerenciamento do valor agregado para poder controlar os custos do seu projeto e fazer previsões/projeções.

Exemplo: https://pasteboard.co/GSHt6iX.png

Olha estas fórmulas acima. Ali você encontra os índices para determinar o ritmo de trabalho, grana e etc.

Ajudei?

O seu TCPI aqui é o IDPT, confere?

Abraços,

FA

Isso, exato.

É que no exercício, eu como GP, recebia esse cronograma "bomba" abandonado por outro GP e precisaria construir planos de ação.

De acordo com as alternativas projetei:

-> como terminaria o cronograma com o custo atual (no caso não conseguiria terminar todo o projeto) na primeira.

-> na segunda argumentei através do IDPT uma possibilidade de terminarem dentro do prazo, mas é lógico que preciso levar em consideração o aspecto humano (motivação, produtividade, etc) para conseguir calcular de uma forma mais precisa. Então sugeri um treinamento (através de algum curso, ou com um funcionário com mais experiência) diante a justificativa apresentada, visto que contratar mais recursos não seria bem efetivo, já que preciso levar em consideração o tempo de adaptação, correto?

Muito obrigado de qualquer forma, estou quase terminando todos os seus cursos!! Te admiro bastante!!

Opa, obrigado pelo feedback positivo! Estamos terminando um curso novo agora que você vai adorar, sobre liderança.

Em relação ao seu desafio, existem técnicas de compressão que você pode considerar - nivelação de recursos e paralelização.

Um treinamento é ótimo, você pode também trabalhar no plano de gerenciamento de recursos humanos com recompensas não financeiras para o time. Isso pode ajudar na motivação.

O projeto pode mudar, também. Se quer ficar dentro do custo, talvez negociar escopo possa ajudar. Remover funções ou partes do projeto que não sejam essenciais, considerando aceitação do cliente.

Sobre o custo, você vai considerar com os índices conhecer as variações de prazo e custo, e quanto precisa para terminar e etc. Contudo, é por meio de outras áreas que vamos conseguir efetivamente bater o objetivo que você almeja.

Pense nisso!

Abraços,

FA

Bacana, já estou ansioso pelo novo curso!!

E obrigado pelas dicas!!

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software