1
resposta

[Dúvida] Problema com conexão SQLServer

Olá pessoal, tudo bem? Já estou a alguns dias com esse erros, já rodei um pouco e ainda não consegui então aqui estou eu.

Instalei o SQL Server 2017, utilizei o mesmo Driver do utilizado em aula, conecto normal pelo SSMS e outras ferramentas de banco de dados, porem quando vou utilizar no pentaho ele apresenta o seguinte erro:

Error occurred while trying to connect to the database Falha na conexão TCP/IP com o host localhost, porta 1433. Erro: "Tempo limite da conexão expirado: não há informações adicionais.. Verifique as propriedades da conexão. Verifique se uma instância do SQL Server está sendo executada no host e se está aceitando conexões TCP/IP na porta. Verifique se as conexões TCP na porta não foram bloqueadas por um firewall.".

e por ai vai, não encontrei mais soluções para a situação. Se alguém poder ajudar agradeço.

Já liberei o TCP/IP e o Pipes Nomeados. Firewall está desativado.

1 resposta

Oi, Luciano. Como você está?

Desculpe por demorar a responder sua dúvida.

Vi aqui que você terminou o curso, ufa! Espero que tenha superado esse erro de conexão.

Infelizmente, problemas de instalação e conexão são bem comuns em programas de banco de dados, e mapear a solução pode ser desafiador, já que muitos fatores podem contribuir para que as falhas ocorram.

A mensagem de erro indica que o TCP/IP não pode conectar com o localhost. Algumas dicas para procurar onde está essa falha de conexão, além do que você já tentou:

  • Confira se as configurações de rede do SQL Server estão habilitadas para conexões com o protocolo TCP/IP;
  • Verifique conflitos de porta. Pode ser que a porta 1433 não esteja liberada. Você pode descobrir com o comando telnet localhost 1433 no cmd. Antes, é necessário habilitar o telnet no Windows. Você pode instalá-lo via Painel de Controle > Programas > Ativar ou Desativar Recursos do Windows > Recursos de Telnet Client. Se a porta estiver fechada, uma mensagem de erro retornará. Se estiver funcionando, uma página em branco ou o SQL Server deve abrir;
  • Baixe as versões mais recentes dos drivers e softwares. O curso foi gravado há alguns anos, e desde então os programas passaram por atualizações. Inclusive, aproveito para te contar que, por esses motivos, esse curso saiu do ar e está, por ora, fora da nossa grade oficial de cursos.

Luciano, espero que dê tudo certo e que você tenha tirado bom proveito do conteúdo de transformação de dados com Pentaho. Se tiver alguma dúvida, estou por aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software