Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Problema com conexão HTTPS

Olá, tudo bem?

Estive realizando um curso na Alura que seria de consumindo API, e me deparei com uma dúvida, no meu primeiro exercício que deram, fui analisar a visão do instrutor pois estava com muitas dúvidas de como realizar. Porém acabei tendo um bug que não sei explicar.

Sempre que tento gerar o link do HTTPS pela minha IDE (Intellij), o link sempre gera com um erro que encaminhei abaixo junto com um print do código{

OBS: A chave que coloquei seria a minha do OMDB, porém creio que seria necessária uma senha para o Google APIS, como posso conseguir?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas
solução!

Olá Celso! Tudo bem?

A API que você está utilizando não precisa de um uma API_KEY para que você possa fazer a requisição de busca de livros, então se você passar apenas o nome para o parâmetro q= você conseguirá buscar o livro corretamente. Por exemplo, teste a seguinte busca no seu navegador:

https://www.googleapis.com/books/v1/volumes?q=Harry+Potter

Ao fazê-la você receberá todas as informações do livro buscado. Mas lembrando que a API usada no curso é a OMDB API, o que significa que se você utilizar outra API algumas configurações serão diferentes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Consegui aqui! :D

Só uma última dúvida, como eu consigo os links das API's? Por exemplo nessa que utilizei peguei diretamente do Google, mas houve já outros exemplos do curso que acabei não sabendo localizar os links das API's para colocar no código.

Boa tarde, Celso!

Fico feliz que tenha conseguido resolver.

Agora sobre os links, normalmente na transcrição das aulas são disponibilizados os links de acesso para as API's ou ferramentas que são necessárias. Quando não estão na transcrição da aula devem aparecer em uma atividade logo após a aula.

Espero ter esclarecido a sua dúvida!