Boa tarde!
Estou tendo o seguinte problema para rodar o ansible-playbook no Windows. Alguém saberia a solução deste problema? (me pareceu que era problema com as variáveis no PATH, porém não resolveu).
Boa tarde!
Estou tendo o seguinte problema para rodar o ansible-playbook no Windows. Alguém saberia a solução deste problema? (me pareceu que era problema com as variáveis no PATH, porém não resolveu).
Oi Diego, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar. Vi que você já finalizou o curso, mas irei te dar dicas do que pode ter acontecido.
Isso geralmente ocorre quando o local onde o Ansible está instalado não está incluído no seu ambiente PATH. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para resolver esse problema:
Verifique a Instalação do Ansible:
Primeiro, verifique se você tem o Ansible instalado corretamente na sua máquina Windows. Você pode fazer isso verificando se o diretório de instalação do Ansible contém o arquivo ansible-playbook.exe
. Normalmente, esse arquivo estaria localizado em C:\Program Files\Ansible\bin
se você usou as opções de instalação padrão.
Adicione o Caminho ao Ambiente PATH:
Se você confirmou que o Ansible está instalado, é importante adicionar o diretório de instalação do Ansible ao seu ambiente PATH. Isso permitirá que o PowerShell encontre os executáveis do Ansible, como o ansible-playbook
.
a. Clique com o botão direito do mouse no ícone "Meu Computador" ou "Este Computador" e escolha "Propriedades".
b. No painel esquerdo, clique em "Configurações avançadas do sistema".
c. Na guia "Avançado", clique no botão "Variáveis de Ambiente".
d. Na seção "Variáveis do Sistema", encontre a variável chamada "Path" e clique em "Editar".
e. Clique em "Novo" e adicione o caminho para o diretório de instalação do Ansible (por exemplo, C:\Program Files\Ansible\bin
).
f. Clique em "OK" para fechar todas as janelas de configuração.
Reinicie o PowerShell:
Após adicionar o caminho ao ambiente PATH, feche e reabra o PowerShell para que ele reconheça as alterações. Tente executar o comando ansible-playbook
novamente.
Verifique a Grafia do Comando:
Certifique-se de que você digitou corretamente o comando ansible-playbook
. No exemplo que você forneceu, há um espaço entre "playbo" e "ok.yml". Certifique-se de que não haja erros de digitação.
Verifique a Extensão do Arquivo de Chave Privada:
Verifique se a extensão do arquivo de chave privada é .pem
mesmo. O exemplo que você forneceu contém um espaço entre "Diego-Oregon." e "pem". Verifique se a extensão está correta.
Se você seguir essas etapas e ainda enfrentar problemas, verifique se o Ansible está instalado corretamente e se você está usando os caminhos corretos nos comandos.
Um abraço e bons estudos.