Boa noite, pessoal. Como estou usando um código "aprimorado" conforme os exercícios, percebi que ao tentar aplicar a Paleta de Cor por INPUT no código, usando Array de Cores, não funciona como o esperado.
Selecione uma nova cor: <input type="color">
<br>
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var paleta = document.querySelector('input');
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = [paleta.value, 'blue', 'red', 'green'];
var indiceCorAtual = 0;
var raio = 10;
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor.');
} else if (evento.shiftKey && raio <= 40) {
raio = raio + 1;
} else if (evento.altKey && raio >= 10) {
raio = raio - 1;
}
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
console.log(x + ', ' + y);
}
/*
tela.onclick = desenhaCirculo; // Sem (), pra não executar automaticamente. Precisa ser "Clicado" pra funcionar.
*/
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
// Exemplos de Funções Anônimas:
tela.onmousedown = function() {
desenha = true;
}
tela.onmouseup = function() {
desenha = false;
}
tela.oncontextmenu = function() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // Volta pra cor Azul.
}
return false; // Para não exibir o menu padrão do Canvas.
}
</script>
Entretanto, se eu mudo essa linha:
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
Para essa:
pincel.fillStyle = paleta.value;
Assim funciona perfeitamente na questão de poder selecionar a cor e o pincel pintar naquela cor escolhida. Mas se eu tento fazer conforme o Array no meu código acima, ele não "ativa" aquela cor escolhida e por PADRÃO, ele mantem a cor PRETA.
Alguém sabe corrigir isso? Obrigado.