Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Problema a hospedar o projeto do vidflow

Estava eu desenvolvendo o projeto do vidflow e eu estava com uma duvida! Durante o projeto, para que o site funcione, precisamos baixar o NodeJS, o json-server e fazer a inicializacao do JSON Server com o comando json-server --watch backend/videos.json. Ao rodar o site no meu computador os vídeos aparecem corretamente. Mas caso você faça commit do site em alguma plataforma como o GitHub e use o GitHub Pages para hospedar a página, os vídeos não aparecem (o que me já era esperado). Minha dúvida é como fazer para os vídeos aparecerem no site hospedado da mesma forma que no meu computador. Alguma solução?

1 resposta
solução!

Oi João, tudo bem?

Entendo a sua preocupação e é uma questão bastante pertinente. O que acontece é que o json-server é um pacote do NodeJS que simula uma API REST, e ele é muito usado em desenvolvimento local para testar funcionalidades que dependem de uma API. No entanto, ele não é adequado para produção, ou seja, não é apropriado para ser usado em um ambiente de hospedagem como o GitHub Pages.

O GitHub Pages é uma plataforma de hospedagem estática, o que significa que ela não suporta a execução de servidores, como o json-server. Portanto, se você quiser que os vídeos apareçam no site hospedado da mesma forma que no seu computador, você precisará de uma solução alternativa.

Uma maneira de resolver isso é considerar usar serviços de hospedagem que permitem a execução de aplicativos mais avançados, como o Heroku. Esses serviços podem "ligar" um pequeno servidor que entende como mostrar os vídeos corretamente. No entanto, é importante observar que esses serviços são pagos, o que significa que você pode precisar investir um pouco de dinheiro para usar essa solução.

Um abraço e bons estudos.