1
resposta

[Dúvida] Problema

Sou nova na área de UX. Estou estudando há uns meses e apesar de ter boas ideias, nunca consigo colocá-las no papel. Como eu descubro um "problema" ? Eu simplesmente escolho uma área que desejo encontrar uma lacuna para solucionar problemas? Se sim, por onde começo?

1 resposta

Olá, tudo bem?

Que bom que você está se aventurando na área de UX, é um campo muito empolgante e cheio de possibilidades!

Para começar a descobrir um problema, é importante observar e entender o contexto em que você está inserida. No caso da Gatito Pet Shop, por exemplo, o problema identificado foi a queda nas vendas. Isso foi percebido através da observação dos resultados financeiros e do impacto que isso poderia ter na continuidade do negócio.

Uma boa forma de começar é observar como as pessoas interagem com o serviço ou produto. No caso da Gatito, seria interessante ver como os clientes se comportam na loja e quais produtos ou serviços eles mais procuram.

Conversar com as pessoas, seja com clientes ou funcionários, também pode ajudar bastante. Perguntar sobre as experiências deles pode revelar problemas que não são tão visíveis.

Outra estratégia é analisar dados, como as vendas ao longo do tempo, para identificar padrões. Você também pode reunir um grupo para brainstorm e discutir ideias, já que diferentes perspectivas podem trazer insights valiosos. E, claro, colocar-se no lugar dos usuários, tentando entender suas necessidades e dificuldades, é uma das melhores formas de encontrar problemas que realmente importam.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado