Olá, Arllen!
Você foi muito feliz em suas considerações sobre o Princípio de Pareto aplicado a programação. Ainda sou iniciante em programação mais, o pouco que vivenciei com html, css, algoritmo já deu para perceber que, se a pessoa não tiver foco, certemente não alcançará os níveis desejados de competências. Isso porque, o universo da programação é muito amplo com várias possibilidades de atuação. Cada linguagem possui suas caracteristicas e, mesmo que tenham uma sintaxe mais enxuta, como é o caso de Python, exigem um alto grau de dedicação para aprendizado teórico e prático.
Os passos que você sugeriu, devidamente aplicados, certamente terão consequência de aprendizado satisfatório conforme sugere o Princípio de Pareto.
Como complemento a tua linha de raciocínio e baseado em minhas experiências de aprendizado, percebí o quanto é importante associar teoria e prática. Está ultima é de fundamental importância para fixação dos conteúdos e experimentação de resultados.
Um outro ponto, tão importante quanto, foi mencionado pelo Professor Adriel quando ele disse "aprender a criar uma aplicação web simples em duas semanas". Além de ser uma definição de meta específica, mensurável e alcançável, iniciar por pequenos passos e ir gradualmente elevando o nível de complexidade é outra prática que acredito ser eficaz para o aprendizado em programação.
Obrigado pelas suas considerações.
Espero ter contribuido.
Sucesso parceiro!!!