Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Primeiro Desafio

Olá pessoal, fiz o primeiro desafio do jeito que eu entendi, acredito que esteja errado, pois tenho pouquissimo conhecimento ainda.

alert ('Boas Vidas');

var nome = 'Lua';

var idade = '25';

var numeroDeVendas= '50';

var saldoDisponivel = '1000';

alert ('Erro! Preencha todos os campos');

var mensagemDeErro = Erro;

alert ('Erro! Preencha todos os campos');

prompt ('Qual o seu nome?');

prompt ('Digite a sua idade');

if (prompt >= 18); //'Pode tirar a habilitação!;
2 respostas
solução!

Olá Everton, como vai? Espero que esteja bem!

Parabéns pela organização do código, ficou excelente! Tenho algumas alterações para sugerir, vamos lá?

1. O alert ('Erro! Preencha todos os campos'); e prompt não estão dentro de uma estrutura condicional. Você pode usar uma estrutura if para verificar se os campos estão preenchidos antes de exibir a mensagem de erro.
  2. O prompt retorna um valor, e você precisa armazenar esse valor em uma variável para usá-lo posteriormente. Além disso, você deve converter a idade para um número usando parseInt, pois o prompt retorna uma string.
  3. A declaração if (prompt >= 18); está incorreta. Você precisa verificar a idade digitada, não o prompt em si.

Aqui está uma versão corrigida do seu código:

<script>
alert('Boas Vidas');

var nome = prompt('Qual o seu nome?');

if (!nome) {
    alert('Erro! Preencha todos os campos');
}

var idade = prompt('Digite a sua idade');
idade = parseInt(idade);

if (isNaN(idade) || idade < 18) {
    alert('Erro! Você precisa ser maior de 18 anos');
} else {
    alert('Pode tirar a habilitação!');
}

var numeroDeVendas = prompt('Digite o número de vendas');
var saldoDisponivel = prompt('Digite o saldo disponível');

</script>

Essas correções abordam os problemas mencionados. Note que adicionei verificações para garantir que a idade seja um número e que seja maior ou igual a 18 para a mensagem "Pode tirar a habilitação!". Além disso, as outras entradas (numeroDeVendas e saldoDisponivel) ainda precisam ser tratadas conforme a lógica do seu programa.

Espero ter ajudado.

Caso tenha dúvidas, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Ola Sarah,

Obrigado pela ajuda, fiz o teste no codepen e esta funcionando legal.

Vou continuar fazendo testes para pegar, estou muito tempo sem estudar programação, esta sendo um baita desafio.