Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Prevenção de XXE externos

Em relação a maneiras de como proteger a execução de um código XML numa máquina principal. Se eu fizer isso dentro de um VM, também seria uma maneira de prevenir ou ainda assim seria um risco a se tomar?

1 resposta
solução!

Olá, Murilo.

Tudo bem?

A execução de código XML em uma VM pode sim adicionar uma camada extra de segurança, pois a VM pode atuar como uma barreira, isolando o código potencialmente perigoso do restante do seu sistema. No entanto, é importante lembrar que isso não elimina completamente o risco. Se o código XML malicioso for capaz de explorar uma vulnerabilidade na VM, ele ainda poderia causar danos ao seu sistema.

Na aula, o instrutor menciona que uma das maneiras de prevenir ataques XXE é desativar o processamento de entidades externas e DTD em todos os XMLs. Isso porque a vulnerabilidade XXE ocorre quando um aplicativo analisa XML de entrada que contém uma referência a uma entidade externa. Portanto, desativar o processamento de entidades externas pode prevenir esse tipo de ataque.

Além disso, ele sugere o uso de formatos mais simples, como JSON, quando possível. Isso porque o JSON não suporta a noção de entidades, tornando-o imune a ataques XXE.

Outra sugestão é manter todos os seus processadores XML atualizados para a versão mais recente que não tenha certas vulnerabilidades. Isso inclui a VM em que você está pensando em executar o código XML.

Por último, mas não menos importante, o instrutor menciona a importância de validar e sanitizar a entrada do usuário, bem como usar listas positivas para limitar o que pode ser processado pelo seu aplicativo.

Portanto, embora executar o código XML em uma VM possa ser uma camada adicional de segurança, é importante também considerar as outras medidas de prevenção mencionadas acima para proteger seu sistema contra ataques XXE.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software