Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Preciso de um exemplo

Eu acho difícil de enxergar esses conteúdos em uma venda fora de B2B, sei que dizem que tudo seria P2P, mas isso não é claro o suficiente para alguém que está no início do aprendizado... Quem seriam os stakeholders em uma venda no varejo, por exemplo?

3 respostas

Olá, Daiane!

Entendo que no início do aprendizado pode ser um pouco confuso entender como aplicar os conceitos de vendas em diferentes contextos, como no varejo.

Nos casos de vendas no varejo, os stakeholders seriam todas as partes envolvidas no processo de compra e venda. Alguns exemplos de stakeholders em uma venda no varejo são: o cliente, o vendedor, o gerente da loja, os fornecedores, entre outros.

Vamos imaginar um exemplo prático: suponha que você esteja trabalhando em uma loja de roupas. O cliente seria um dos stakeholders, pois é a pessoa que está interessada em adquirir um produto. O vendedor também seria um stakeholder, pois é responsável por atender e auxiliar o cliente durante o processo de compra. O gerente da loja seria outro stakeholder, pois é responsável por garantir o bom funcionamento da loja e pela gestão dos vendedores. E os fornecedores também seriam stakeholders, pois são responsáveis por fornecer os produtos que serão vendidos na loja.

É importante lembrar que os stakeholders podem variar de acordo com o tipo de venda e o contexto específico. Por isso, é sempre bom analisar cada situação de forma individual.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!

Hm, agora sinto que estou mais próximo de entender. Então quer dizer que os stakeholders não são sempre no lado do meu cliente/prospect? No caso de ser B2C, não teriam stakeholders do lado do cliente, só do meu lado como parte da loja?

solução!

Daiane, stakeholder são todos os grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa. No caso de modelos B2C, os clientes também são partes interessadas, portanto, fazem parte do stakeholder do negócio.

Na área da tecnologia, o termo "stakeholder" é comumente usado para se referir às pessoas que investiram no projeto, sendo mais comum na área de negócios.

Espero ter ajudado, quaisquer dúvidas, estamos à disposição!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software