Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Preciso de ajuda com a instalação

Gostaria muito de fazer esse curso. Tentei pedir ajuda anteriormente aqui, mas não obtive sucesso. Estou tendo imensa dificuldade em instalar o SGBD. Meu computador é antigo; não tem um bom desempenho; máquina virtual não me é uma opção. Utilizo um sistema operacional leve derivado do Ubuntu (mint).

Tentei diversas coisas que vi e li por aí ─ até mesmo converter o arquivo .rpm para .deb, mas, até agora, em vão. Alguém conseguiria me ajudar?

2 respostas
solução!

Olá, Mikael, tudo bem?

Pesquisei algumas referências para te responder de forma mais assertiva. Na documentação oficial da Oracle, são listadas as distribuições Linux que suportam a instalação do Oracle. A Oracle possui uma distribuição própria, chamada Oracle Linux, que é o sistema operacional recomendado para a instalação dos produtos Oracle em ambientes Linux. Você pode encontrar as ISOs do Oracle Linux neste link. A Oracle recomenda fortemente o uso do Oracle Linux para a instalação de seus produtos. Isso garante maior compatibilidade e suporte. Então, em resumo, seria ideal você fazer uso dessa distribuição para a instalação desse banco de dados.

Ressalto também, que a instalação do Oracle exige vários passos e configurações específicas, por essa razão, no curso, é recomendado criar uma máquina virtual (VM) para rodar o Oracle em ambientes Linux ou Mac. Isso ocorre porque, por padrão, o Oracle Database tende a funcionar melhor em máquinas Windows, devido à parceria significativa entre a Oracle e a Microsoft.

Se você não puder criar uma VM por limitações de espaço ou memória do seu computador, infelizmente, haverá restrições para prosseguir no curso. Essa é uma limitação imposta pela própria Oracle em seus produtos. Mas, uma alternativa é utilizar ferramentas online, como o sqlfiddle que possui suporte para executarmos código Oracle de forma gratuita, apenas ressalto que talvez seja necessário ajustar alguns comandos para garantir compatibilidade.

Espero ter esclarecido.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Entendi. Eu havia lido a documentação e cheguei a dar uma olhada nessas distro (RedHat, SUSE, etc.), mas ainda nutria a esperança de que conseguir instalar no Ubuntu. Obrigado pelo apoio!