1
resposta

[Dúvida] Preciso de ajuda!!

Estou começando a estudar agora, não estou conseguindo achar o erro no código se alguém conseguir me ajudar, ficaria muito grato!!

let xBolinha = 300 let yBolinha = 200 let diametro = 20;

let velocidadeXdaBolinha = 6 let velocidadeYdaBolinha = 6

function setup() { createCanvas(600,400); } function draw(){ background(0); circle(xBolinha, yBolinha, diametro); xBolinha += velocidadeXdaBolinha; yBolinha += velocidadeYdaBolinha; } if (xBolinha > width) || xBolinha < 0){ velocidadeXdaBolinha *= -1; } if (yBolinha > height) || yBolinha < 0){ velocidadeYdaBolinha *= -1; { {

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Alano, tudo bem?

O erro é de sintaxe, Reparando seu código fica assim:

if (xBolinha > width || xBolinha < 0){
    velocidadeXdaBolinha *= -1; 
} 
if (yBolinha > height || yBolinha < 0){
    velocidadeYdaBolinha *= -1; 
}

Observe que no seu código, que a condição foi fechada antes da condição utilizando do ")" e o ||(ou) ficou para fora, e a condição diz: "se isso acontecer ou o outro acontecer, faça isso:", mas ao fechar antes a segunda condição que vem após o ||ou não é lido e a linguagem não sabe o que fazer com aquela informação solta, causando o erro.

Mas caso o erro persista peço que por gentileza compartilhe o seu projeto.

Para compartilhar o projeto no P5, siga os passos abaixo:

• Com o p5 aberto e já logado, clique em File (arquivo)
  • Logo depois em Share(compartilhar)
  • Por fim, copie o terceiro link do "edit".
  • Cole o link na resposta do fórum

Deixo abaixo um gif que exemplifica o procedimento de compartilhamento do código:

O gif ou uma série de capturas que dá uma impressão de vídeo, mostra uma tela do navegador que estar aberta na ferramenta p5.js, o gif serve  exemplificar para o aluno Gabriel Como ele pode compartilhar o link, o fundo da tela está todo acinzentado escuro em poucos segundos mostra algumas linhas de códigos que não é interessante para o aluno o mouse se direciona fazendo os seguintes comandos dentro da plataforma, aba arquivo que fica no topo da tela do p5, e depois compartilhar e clicar na terceira e última opção, nesse tutorial são abertos pequenos pop-ups que auxiliar a legibilidade do aluno para realizar os comandos, por fim o gif apresenta colando o link no fórum da comunidade alura

Caso o primeiro método não funcione como o esperado, fico no aguardo!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida me coloco a disposição! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!