Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Preciso adicionar um novo arquivo CSS?

Olá! Tudo bem?
No curso foi ensinado a fazer um portfólio com 3 páginas HTML ( no meu foram index.html, about.html e projetos.html) e um único arquivo CSS compartilhado entre elas(eles tem as mesmas cores e a maioria das classes iguais). Agora eu gostaria de adicionar algumas classes específicas para estilizar elementos que aparecem só em uma das páginas (por exemplo, coisas que só existem em about.html ou projetos.html).
O que seria melhor: criar novos arquivos CSS separados para cada página ou simplesmente incluir essas novas classes no mesmo arquivo CSS já existente? Se eu incluir no mesmo arquivo, não ficaria confuso?

2 respostas
solução!

Oi, Jeanviesk! Como vai?

Quando trabalhamos com várias páginas que compartilham a mesma identidade visual, como cores, fontes e estilos de botões, faz bastante sentido usar um único arquivo CSS. Isso evita repetição e facilita a manutenção: se você quiser mudar a cor principal do site, por exemplo, altera só em um lugar.

Agora, quando você precisa de classes específicas para uma página, não tem problema incluí-las nesse mesmo arquivo. O que pode te ajudar a não se perder é organizar o CSS em seções, por exemplo:

/* Estilos gerais */
body {
  font-family: Arial, sans-serif;
  background: #f5f5f5;
}

/* Cabeçalho e footer */
header {
  background: #333;
  color: white;
}

/* Estilos específicos da about.html */
.exemplo1{
  padding: 20px;
  background: #fff;
}

/* Estilos específicos da projetos.html */
.exemplo2 {
  border: 1px solid #ccc;
  padding: 10px;
}

Assim, você mantém um único arquivo CSS, mas ainda deixa claro o que é global e o que é específico de cada página.
Criar arquivos separados só vale a pena em projetos maiores, quando o CSS começa a ficar muito extenso ou quando as páginas são bem diferentes entre si.

Como você está começando, recomendo continuar com um único CSS e trabalhar a organização por comentários e seções. Isso já vai te dar prática e manter o projeto simples.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade

Entendi! Vou fazer isso
Muito obrigada Victor