Olá bom dia! Estou na aula de tipos de métricas e pra mim não ficou muito claro a diferença entre precisão e acurácia, alguém consegue me sugerir um material de leitura ou algum exemplo pra facilitar o entendimento? Muito obrigado desde já!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá bom dia! Estou na aula de tipos de métricas e pra mim não ficou muito claro a diferença entre precisão e acurácia, alguém consegue me sugerir um material de leitura ou algum exemplo pra facilitar o entendimento? Muito obrigado desde já!
Oii, Ruan! Tudo bem com você?
As duas métricas são bem similares porque ambas focam em verificar os acertos do modelo, mas os conjuntos observados para o calculo são diferentes. A acurácia tem um foco mais generalista, faz um cálculo que abrange todos os dados do conjunto e verifica quantos ele acertou, independente da categoria dos dados (positivos ou negativos). Por isso, o cálculo da acurácia é a soma de todas as quantidades de dados corretos divido pela soma total de dados. Pelas especificações da matriz de confusão, sabemos que:
Temos que o cálculo da acurácia será o seguinte:

Já a precisão é uma métrica que analisa os acertos por categoria de dados, há o calculo que avalia os acertos na categoria positiva e o cálculo que faz a avaliação na categoria negativa, resultando assim, em dois resultados diferentes. O calculo da precisão para positivos é a quantidade de resultados positivos que foram corretamente calculados sobre a quantidade de resultados positivos totais, funciona da mesma forma para negativos. OBS: existem literaturas que informam nomenclaturas diferentes para o cálculo de precisão para valores negativos, mas aqui chamaremos ambos os cálculos de precisão. Pelas especificações da matriz de confusão temos que o cálculo das precisões será o seguinte:

Espero ter te ajudado, bons estudos!
Perfeita resposta, muito grato! =)