Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Precisão x Acurácia

Olá bom dia! Estou na aula de tipos de métricas e pra mim não ficou muito claro a diferença entre precisão e acurácia, alguém consegue me sugerir um material de leitura ou algum exemplo pra facilitar o entendimento? Muito obrigado desde já!

2 respostas
solução!

Oii, Ruan! Tudo bem com você?

As duas métricas são bem similares porque ambas focam em verificar os acertos do modelo, mas os conjuntos observados para o calculo são diferentes. A acurácia tem um foco mais generalista, faz um cálculo que abrange todos os dados do conjunto e verifica quantos ele acertou, independente da categoria dos dados (positivos ou negativos). Por isso, o cálculo da acurácia é a soma de todas as quantidades de dados corretos divido pela soma total de dados. Pelas especificações da matriz de confusão, sabemos que:

  • VP - quantidade de valores Verdadeiros Positivos;
  • VN - quantidade de valores Verdadeiros Negativos;
  • FP - quantidade de valores Falsos Positivos; e
  • FN - quantidade de valores Falsos Negativos.

Temos que o cálculo da acurácia será o seguinte:

Equação VP mais VN divididos pela soma de VP, FP, VN e FN

Já a precisão é uma métrica que analisa os acertos por categoria de dados, há o calculo que avalia os acertos na categoria positiva e o cálculo que faz a avaliação na categoria negativa, resultando assim, em dois resultados diferentes. O calculo da precisão para positivos é a quantidade de resultados positivos que foram corretamente calculados sobre a quantidade de resultados positivos totais, funciona da mesma forma para negativos. OBS: existem literaturas que informam nomenclaturas diferentes para o cálculo de precisão para valores negativos, mas aqui chamaremos ambos os cálculos de precisão. Pelas especificações da matriz de confusão temos que o cálculo das precisões será o seguinte:

Duas equações, a primeira tem a palavra "Positivos" acima dela e é dada por VP dividido pela soma de VP e FP. A segunda equação tem a palavra "Negativos" acima dela e é dada por VN dividido pela soma de VN e FN

Espero ter te ajudado, bons estudos!

Perfeita resposta, muito grato! =)