Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Precisão errada

Na parte onde o professor ensina a olhar o tamanho de um arquivo usando os comandos 'sudo find / -size +100M' resultou em dois resultados, o swap.img que não tem no meu sistema, mas apareceu o /proc/kcore, que também apareceu para o professor. Então resolvi vê o tamanho desse arquivo e a saída foi a seguinte: -r-------- 1 root root 140737471590400 Dec 28 23:48 /proc/kcore Assustei com a quantidade de números, da para vê que é um arquivo grande, aí apareceu o tal do -h , fiz de novo 'ls -lh /proc/kcore' e deu isso: -r-------- 1 root root 128T Dec 28 23:48 /proc/kcore Eu estou ficando louco ou esse destino /proc/kcore tem 128 Terabytes? creio que não. O que poderia esta ocorrendo?

1 resposta
solução!

Oi, Alisson. Tudo bem?

No diretório /proc não existem arquivos de fato. Eles não ocupam espaço no seu disco, são arquivos virtuais que apontam para processos, dispositivos virtuais etc que o kernel usa para operar. O /proc/kcore especificamente é um "arquivo" que representa a memória virtual disponível para os processos. É virtual no sentido de que o Kernel "finge" para os processos que eles tem toda a memória disponível, mas ele mantém uma tabela que mapeia em qual endereço de memória começa e termina o uso de um processo determinado. Assim, quando aquele processo volta a poder usar o processador, o kernel olha nessa tabela para poder saber onde encontrar os dados que o processo está usando.

Nessa página tem uma explicação (em inglês). Mais detalhada e profunda.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software