Oii, Igor! Tudo bem?
Ótima pergunta! Antes de tudo, é interessante lembrar que no mundo da programação conseguimos realizar uma determinada ação de várias formas, mas podem haver algumas diferenças e são elas que vão determinar a aplicação no projeto ou não.
Neste caso, a diferença principal é que, ao incluir tags HTML, você está dizendo ao navegador como deve estruturar e renderizar o conteúdo. Se você não usar tags, o conteúdo será inserido como texto simples, sem qualquer formatação específica.
Ao usar a tag <p>
, o "Olá, mundo" será interpretado como um texto simples, sem formatação HTML. Tecnicamente, o JavaScript insere a mensagem dentro do elemento com o id minhaSeção
. O que deixa a leitura mais legível, mas caso queira estilizar (deixá-lo em itálico, por exemplo) é mais custoso e o código ficará mais extenso.
E usando um template sem a tag <p>
, tecnicamente, o JavaScript insere o conteúdo como determinado na string, incluindo a formatação e tags HTML. Perceba que o mergulhe no que importa está em negrito ( <strong>
), então essa abordagem é a mais viável. Como vantagem, temos essa flexibilidade na formatação, deixando o código mais sucinto, porém sua legibilidade pode ser um pouco mais complexa.
Podemos então considerar que o uso de uma abordagem ou outra vai depender do seu objetivo com o projeto. E, também, é mais um conhecimento adquirido para poder evoluir nos estudos.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Conte sempre com a Alura durante os seus estudos, Igor!
Abraço!