Como fazem para documentar tudo? Criam documentos com telas ou com conceitos? Como dividem este documento, conceituam a ideia e depois criam descritivos ou mesmo telas no FIGMA, por exemplo? Quanto de UX/UI usam nesta prototipação?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como fazem para documentar tudo? Criam documentos com telas ou com conceitos? Como dividem este documento, conceituam a ideia e depois criam descritivos ou mesmo telas no FIGMA, por exemplo? Quanto de UX/UI usam nesta prototipação?
Olá, Fabiano, tudo bem?
De maneira geral, cada empresa adota critérios próprios para a criação dos seus requisitos. Por isso, é importante que você tente juntar as informações que estão sendo passadas no curso para a sua realidade de trabalho. Na aula, disponibilizamos um documento para exemplo de como um documento de requisitos pode ser preenchido.
Geralmente, a criação da ideia é feita em um momento prévio ao da documentação, pois para que criemos soluções assertivas, é necessário tempo e estudo. Inclusive, um bom método de criação é a partir do design thinking, processo que viabiliza o fluxo de pensamentos para criação a partir das etapas de:
Vale a pena conferir!
Quantidades de UX/UI vai depender da complexidade do projeto, por isso, não é possível dizer com essas informações. Mas te aconselho fortemente a ousar na hora de fazer sua documentação e pensar você mesmo, a partir dos conhecimentos adquiridos aqui, em qual maneira lhe parece mais compreensível, simples e assertiva.
Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Ótima resposta, inclusive é o que eu capitei até o momento, mas gostaria de ter mais ideias, ou mesmo, se alguém faz algo diferente, por que pelo que entendi e entendo não há uma forma correta, temos premissas, alias, alguns pontos que são fundamentais, mas podemos fazer da forma como se encaixa a empresa, onde eu procuro neste cenário formar melhores ou formas diferentes, pois as vezes o que fazemos sempre pode não ser a melhor forma, então caso alguem opere diferente ou tenha outras ideias sobre o processo, estou totalmente aberto e recepitivo para conhecer o processo.