Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Praticas de Levantamento de Requisito (Ideia e Documentos)

Como fazem para documentar tudo? Criam documentos com telas ou com conceitos? Como dividem este documento, conceituam a ideia e depois criam descritivos ou mesmo telas no FIGMA, por exemplo? Quanto de UX/UI usam nesta prototipação?
2 respostas
solução!

Olá, Fabiano, tudo bem?

De maneira geral, cada empresa adota critérios próprios para a criação dos seus requisitos. Por isso, é importante que você tente juntar as informações que estão sendo passadas no curso para a sua realidade de trabalho. Na aula, disponibilizamos um documento para exemplo de como um documento de requisitos pode ser preenchido.

Geralmente, a criação da ideia é feita em um momento prévio ao da documentação, pois para que criemos soluções assertivas, é necessário tempo e estudo. Inclusive, um bom método de criação é a partir do design thinking, processo que viabiliza o fluxo de pensamentos para criação a partir das etapas de:

1. Descoberta
  2. Interpretação
  3. Ideação
  4. Experimentação
  5. Evolução

Vale a pena conferir!

Quantidades de UX/UI vai depender da complexidade do projeto, por isso, não é possível dizer com essas informações. Mas te aconselho fortemente a ousar na hora de fazer sua documentação e pensar você mesmo, a partir dos conhecimentos adquiridos aqui, em qual maneira lhe parece mais compreensível, simples e assertiva.

Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Se essa resposta te ajudou, marque como solução ✓. Bons estudos.

Ótima resposta, inclusive é o que eu capitei até o momento, mas gostaria de ter mais ideias, ou mesmo, se alguém faz algo diferente, por que pelo que entendi e entendo não há uma forma correta, temos premissas, alias, alguns pontos que são fundamentais, mas podemos fazer da forma como se encaixa a empresa, onde eu procuro neste cenário formar melhores ou formas diferentes, pois as vezes o que fazemos sempre pode não ser a melhor forma, então caso alguem opere diferente ou tenha outras ideias sobre o processo, estou totalmente aberto e recepitivo para conhecer o processo.