Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] PowerShell abre no diretorio System32

Olá, tudo bom?
Estou com uma dúvida com relação ao meu PowerShell.

Quando eu abro ele, a primeira coisa que aparece é:

C:\WINDOWS\system32>

Como eu faço para ele voltar para o diretório C: para que eu possa executar o caminho até a pasta do projeto?

2 respostas

Olá, Diego! Tudo bem?

É uma dúvida bastante comum: quando abrimos o PowerShell, a primeira coisa que aparece é o diretório C:\WINDOWS\system32, e isso pode causar estranheza para quem quer executar comandos a partir de outro caminho, como a pasta do seu projeto. A boa notícia é que existe mais de uma forma de fazer o PowerShell voltar a abrir no diretório C: ou em qualquer outro local que você preferir.

Veja as duas abordagens mais práticas para resolver essa situação:

1. Criar um atalho personalizado: essa opção é simples e não exige alterações nas configurações do sistema:

• Clique com o botão direito na área de trabalho e selecione "Novo" e depois "Atalho".
  • No campo "Digite o local do item", insira o seguinte comando:
    powershell.exe -NoExit -Command "Set-Location -Path C:\"

• Clique em "Avançar" e dê um nome ao atalho, como "PowerShell C".
  • Clique em "Concluir".

Quando você usar esse atalho, o PowerShell abrirá diretamente no diretório C:, pronto para você executar o caminho até a pasta do projeto.

2. Alterar o perfil do PowerShell: essa abordagem faz com que, toda vez que o PowerShell for aberto, ele já inicie no diretório desejado, de forma automática:

• Abra o PowerShell e verifique se o arquivo de perfil existe com o comando:
    Test-Path $PROFILE

• Se o retorno for False, crie o arquivo com o comando:
    New-Item -Path $PROFILE -ItemType File -Force

• Abra o arquivo de perfil no Notepad com o comando:
    notepad $PROFILE

• Adicione a seguinte linha ao arquivo:
    Set-Location -Path C:\

• Salve e feche o arquivo.

A partir daí, toda vez que você abrir o PowerShell pelo Windows, ele iniciará direto no diretório C:, sem passar pelo system32.

Espero que uma dessas soluções resolva a sua situação. Bons estudos e bom desenvolvimento!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Você conseguiu aplicar alguma das duas soluções ou ainda está com alguma dificuldade no processo?

Olá Diego.
Isso acontece porque o PowerShell, por padrão, muitas vezes abre no diretório do sistema (System32), que é o comportamento normal do Windows quando ele não foi configurado para abrir em outra pasta.
Você não precisa “voltar” para o C:\ para trabalhar com seus projetos. O que você deve fazer é navegar até a pasta correta usando o comando cd, que significa change directory.
Por exemplo, se seu projeto estiver em uma pasta como C:\Projetos\MeuApp, você pode simplesmente digitar cd C:\Projetos\MeuApp e pronto, você já estará no diretório correto para executar seus comandos.
Se quiser apenas ir para a raiz do disco C:, você pode usar cd , que te leva para C:\ diretamente.
Também é importante entender que o PowerShell não precisa estar “no lugar certo” para você começar, ele só precisa ser direcionado corretamente para onde seu projeto está.
Aprender a navegar entre diretórios no terminal é uma das habilidades mais importantes no início da programação.
No começo parece detalhe, mas depois vira algo automático e muito poderoso no seu fluxo de trabalho.
Use cd para ir até a pasta do projeto; não é necessário iniciar o PowerShell no diretório C: raiz.
Voce tambem pode abrir a pasta com sua IDE.Exemplo: botão direito do mouse na pasta do projeto-opção: "abrir com code"
Qualquer duvida avise ai.
Bons estudos.