Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] [PowerBI] Valores de Cartão e Tabela diferentes com mesmo campo de dados.

Bom dia pessoal, tudo bem ?! Espero que sim,

Venho fazendo a trilha de PowerBI recentemente e venho também tentando aplicar alguns dos conhecimentos para meu dia a dia no trabalho. Portanto, pode ser uma dúvida boba.

Estou utilizando uma base com uma das colunas sendo datas de vencimentos de contratos e estou tentando adicionar tanto o visual de cartão quanto um visual de tabela para demonstrar basicamente a mesma informação(porém o cartão de maneira mais simples e rapida e a de tabela, mais específica e com outras informações sobre cada determinado contrato).

Ambos os visuais compartilham da mesma base e do mesmo "campo de dados". Esta coluna que venho utilizando possui datas de 2021 até 2028, portanto, estou adicionando um filtro para que calcule quantos contratos tenho com vencimento até o dia 12/06/2024 às 23:59, calculando assim quais estão vencidos.

Fiz o visual de cartão e o resultado foi correto, com 659 contratos vencidos(conferi na base) até o dia 12/06, porém, ao fazer o visual de tabela, o total que ele me entrega é de 660 contratos.

Acredito que o problema esteja no filtro que estou utilizando, porém, já vi e revi varias vezes e não encontro onde pode ser o problema. Tem algo a mais que eu possa fazer para sanar o problema ou que me ajude a identificar?

Estou tentando fazer o upload de prints mas não estou conseguindo, vou continuar tentando.

Obrigado pela ajuda,

Marcelo

2 respostas
solução!

Oii Marcelo, como vai?

Que legal que você está aplicando os conhecimentos do curso no seu trabalho!

É natural encontrar algumas situações frustrantes como essa durante o aprendizado de algo novo, mas, vamos verificar alguns pontos que podem estar causando essa discrepância entre os visuais de cartão e tabela:

Filtros Aplicados: Verifique se ambos os visuais estão realmente utilizando os mesmos filtros. Às vezes, um filtro pode estar aplicado apenas em um dos visuais. No Power BI, você pode verificar os filtros aplicados no painel de filtros à direita.

Campos Calculados: Se você estiver utilizando alguma medida ou coluna calculada, certifique-se de que a lógica está correta e que não há diferenças na aplicação dessas medidas entre os visuais.

Formatação de Data/Hora: Como você mencionou que está filtrando até o dia 12/06/2024 às 23:59, é importante garantir que a formatação de data/hora esteja consistente. Às vezes, pequenos detalhes como a inclusão de segundos podem causar diferenças. Verifique se a coluna de datas está formatada corretamente e se não há diferenças nas horas ou minutos que possam estar afetando o filtro.

Verifique Duplicatas: Pode ser que existam duplicatas na sua base de dados que estão sendo contadas de forma diferente nos dois visuais.

Verifique a Agregação - veja se os campos estão sendo agregados da mesma forma nos dois visuais.

Espero que essas dicas ajudem a encontrar o motivo da diferença nos valores.

Ah! Para mandar imagens aqui no fórum, uma dica é utilizar a plataforma imgur. Você pode dar um Print Screen na sua tela, colar diretamente no imgur com Ctrl + V e depois adicionar aqui no fórum utilizando markdown, assim:

![Descrição da imagem para fins de acessibilidade](Link do imgur)

Para ver se deu certo, é possível pré-visualizar a formatação da mensagem clicando no ícone de olho, o último à direita na barra de ferramentas do campo de mensagem do fórum (ou utilizar o atalho F9).

Imagem mostrando a barra de ferramentas de texto no fórum da alura e apontando para o ícone da pré visualização.

Fico na torcida!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Consegui encontrar o problema! Criei uma medida que precisei usar na tabela e ela estava puxando os dados do dia incorreto!

muuito obrigado!