Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Power Query forçando o dado como Booleano

Olá,

Alguém já se deparou com esta situação e conseguiu resolver? Estou me batendo e não encontrei solução até o momento!

Criei uma conexão do PBI direto com o banco de dados através de uma Query, porém o Power Query está identificando uma coluna de "Status" como campo "booleano" e com isto força todos os status maiores que 1 a ficarem como 1.

Na Query não tenho nenhum tipo de formatação neste campo para forçar o PBI a identificar ele como Booleano. Sei que o Power Query define os formatos considerando os primeiros 1000 registros, porém o Processo 29523 e 30053 possuem status = 3, o que por si só já não faria o PBI entender o campo como contendo apenas 0 e 1.

Existe alguma forma no PBI de fazer com que ele não tente identificar o padrão de formatação dos dados de forma automática?

Esse é o retorno da SQL direto do banco de dados

Esse é a forma como o Power Query está identificando os dados

Tela do Power Query após fazer a alteração da formatação de "Booleano" para "Inteiro"

2 respostas
solução!

Oii Luiz, como vai?

Puxa, às vezes as soluções da tecnologia acabam atrapalhando um pouquinho, não é?

Acredito que se você transformar essa coluna para o tipo texto no Power Query, o PBI não faça mais a confusão de converter para booleano. O que acha dessa ideia?

Espero que dê certo.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Larissa,

Eu fiz esta "gambiarra" direto na SQL: CONCAT(' ',p.status) AS 'status_processo' Concatenando o espaço com o valor da coluna do banco, fez com que o PBI reconhecesse a coluna como texto, não gerando nenhuma interpretação errada por parte do PBI e posteriormente converti para número inteiro no Power Query.

Mas fiquei meio inquieto pelo fato de não ter achado na internet nenhuma solução que me permitisse desligar este tipo de "auto formatação" que ocorreu no meu caso.

Muito obrigado pela resposta.