Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Power BI - Valor Inicial para Segmentação

Olá a todos,

Existe alguma forma de aplicar um valor inicial para as segmentações de data ?

Por exemplo, para Ano eu gostaria que sempre estivesse já selecionado o ano atual e para mês eu gostaria que sempre estivesse já selecionado o mês atual.

Sei que existe o filtro de data relativa, mas preciso ter acesso aos valores dos meses anteriores também.

Estou começando no Power BI e tentando entender como aplicar isso.

Exemplo de como ficaria padronizado

2 respostas
solução!

Olá Ricardo, como vai?

Realmente, o filtro de data relativa impede a visualização do dashboard com outras datas aplicadas. Mas é possível contornar isso!

As instruções a seguir consideram que você tem uma tabela calendário com colunas ano e mes. Caso não tenha, é possível adaptar seu projeto para obter essas colunas, ou adaptar o código para capturar a informação de mês e ano de cada linha.

Vamos lá?

• Clique em "Transformar dados" para ir ao Power Query.

• Na tabela em que está sua data, vá em "Adicionar Coluna" e "Coluna personalizada" Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

• Primeiro, criaremos a coluna para identificar o ano atual com uma condição que verifica se o ano da sua base de dados é igual ao ano atual. Preencha o campo de código e aplique. if [ano] = dateDate.Year(DateTime.LocalNow()) then "Ano atual" else [ano]

• Repetimos o processo de criação de uma coluna personalizada mas, agora, para o mês;

• Nessa coluna, verificamos também se a coluna recém criada (anoAtual) contém o texto "Ano atual".
      if [anoAtual] = "Ano atual" and [mesNumero] = dateDate.Month(DateTime.LocalNow()) then "Mês atual" else [mesNumero]

Prontinho. Aplique as alterações e feche o Power Query.

Agora, na sua segmentação de dados, utilize essas novas colunas personalizadas, que terá como valor todos os anos e meses da sua base de dados e também as opções "Ano atual" e "Mês atual".

Quando salvar seu dashboard para publicar e compartilhar com outras pessoas, deixe a segmentação com "Mês Atual" escolhida.

Espero ter dado uma luz!

Um abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigado pela resposta, Larissa.

Consegui o que precisava baseando-me na sua solução.

Abraços.