2
respostas

[Dúvida] Power BI - Tabela calendario - Hora

Boa noite Galera,

Estou com uma duvida.

Em meu dashbord, tenho uma tabela calendario que criei através da formula calendar(). Após isso, criei algumas colunas como "Ano", "Mes","Dia" para eu utilizar em minhas analises e funcionam perfeitamente, porém agora preciso trazer a hora que fica dentro do campo data/hora e não estou conseguindo.

Em minha base excel, o campo esta com o formato exemplo: 01/01/2023 10:25. Mas na hora que eu puxo para a tabela calendario só traz a data 01/01/2023 00:00, consequentemente quando eu chamo a função HOUR = Calendario[date] traz tudo zerado exemplo 00:00.

Alguem ja se deparou com essa questão?

2 respostas

Sim, é uma situação comum ao trabalhar com tabelas de calendário no Power BI. A função CALENDAR cria uma tabela com apenas a parte da data, ignorando a parte do horário. Portanto, quando você utiliza essa tabela em uma visualização, apenas a data será exibida, mesmo que o campo original contenha informações de hora.

Para resolver isso, você precisa adicionar uma coluna na sua tabela de calendário que capture a informação do horário. Você pode fazer isso utilizando a função ADDCOLUMNS em combinação com a função TIME para extrair a hora da sua coluna de data/hora. Aqui está um exemplo de como fazer isso:

TabelaHorario =
ADDCOLUMNS (
    Calendario,
    "Horario",
    TIME ( HOUR ( Calendario[date] ), MINUTE ( Calendario[date] ), SECOND ( Calendario[date] ) )
)

No exemplo acima, estamos adicionando uma nova coluna chamada "Horario" à tabela "Calendario". Utilizamos as funções HOUR, MINUTE e SECOND para extrair as respectivas partes de hora, minuto e segundo da coluna "date" da tabela "Calendario". Em seguida, utilizamos a função TIME para criar um valor de hora com base nessas partes extraídas.

Após adicionar essa coluna à sua tabela de calendário, você poderá utilizá-la em suas análises e visualizações para exibir a informação de horário.

Boa tarde, Gerson. Tudo bem?

Obrigado pelo retorno.

Só uma duvida, onde eu colocaria esse código?

Pois tentei adicionar uma coluna na tabela calendário e inserir esse código e há mensagem de erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade