1
resposta

Dúvida: Power BI Matriz

Tenho a tabela abaixo que gostaria de replicar no PowerBI. Estou utilizando a visualização por Matriz, porém, não consigo reproduzir exatamente o mesmo estilo de apresentação dos dados. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInserindo patrimônio e receita no campo "Valores" e meses em "Coluna", chego no visual abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Inserindo patrimônio e receita no campo "Valores" e meses em "Linhas", chego no outro visual abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Qual a melhor forma de reproduzir a apresentação de dados da tabela inicial no Power BI?

1 resposta

Olá, Matheus! Tudo bem?

Para poder replicar o que você quer fazer, utilizei uma planilha na mesma estrutura da sua.

Abaixo podemos conferir como ela fica ao ser importada:

Captura de tela da tabela utilizada como exemplo, sem tratamento.

Primeiramente, vou realizar alguns tratamentos. O primeiro deles é excluir essa linha em que está nula/vazia.

Para isso, vou clicar nesse botão com uma seta para baixo no lado direito da primeira coluna e clicar em Remover Vazios:

Captura de tela da configuração da coluna, com destaque para a opção de Remover Vazios.

O próximo passo é colocar a primeira linha como nome da coluna:

Captura de tela da configuração da tabela, com destaque para a opção de Usar a primeira linha como cabeçalho.

Em seguida, vou excluir a primeira coluna, pois não vamos precisar dela:

Captura de tela da configuração da coluna, com destaque para a opção de Remover.

Por fim, vou renomear a primeira coluna como Grupo. Abaixo temos a planilha final, após os tratamentos:

Captura de tela da tabela utilizada como exemplo, com tratamento.

Agora, vamos clicar em Fechar e Aplicar e voltarmos para os visuais:

Captura de tela do botão de Fechar e Aplicar.

Para exibir essa tabela, vou utilizar o visual de Tabela mesmo. O visual com os campos adicionados ficará da seguinte forma:

Captura de tela do visual de tabela, com destaque para os seus campos.

Espero ter ajudado, Matheus. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!