Bom dia pessoal,
Alguém sabe se existe algum curso aqui que explica como realizar o embedded do Power BI em um frond-end terceiro? Ou seja, inserir o relatório do Power BI em um site, intranet ou sistema PHP e JavaScript?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia pessoal,
Alguém sabe se existe algum curso aqui que explica como realizar o embedded do Power BI em um frond-end terceiro? Ou seja, inserir o relatório do Power BI em um site, intranet ou sistema PHP e JavaScript?
Olá, Lucas!
Infelizmente, até onde eu sei, não temos um curso específico que ensine a integrar o Power BI Embedded em um front-end terceiro. No entanto, posso te dar uma breve orientação sobre como você pode fazer isso.
Primeiramente, você precisa ter uma conta no Azure por exemplo para poder usar o Power BI Embedded. Após configurar um espaço de trabalho no Power BI e publicar seu relatório, você pode ir ao Azure e criar um recurso Power BI Embedded. Depois de criado, você pode pegar o ID do relatório e o ID do grupo do Power BI e usá-los para incorporar o relatório em seu site ou sistema.
Para incorporar o relatório, você pode usar a biblioteca JavaScript do Power BI, que permite incorporar relatórios em aplicativos. Aqui está um exemplo de código que você pode usar:
var embedConfiguration = {
type: 'report',
id: '5dac7a4a-4452-46b3-99f6-a25915e0fe55',
embedUrl: 'https://app.powerbi.com/reportEmbed',
tokenType: models.TokenType.Embed,
accessToken: $('#txtAccessToken').val(),
settings: {
filterPaneEnabled: true,
navContentPaneEnabled: true
}
};
var $reportContainer = $('#reportContainer');
var report = powerbi.embed($reportContainer.get(0), embedConfiguration);
Neste exemplo, você precisa substituir o ID pelo ID do seu relatório, e o accessToken pelo token de acesso que você obteve no Azure.
Por favor, note que este é um exemplo básico e que a implementação real pode variar dependendo das suas necessidades específicas.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Bom dia Natan, obrigado pelo retorno prontamente;
No caso adquirimos a licença Embedded .. Ou seja, temos uma Pro para criar os relatórios e a Embedded para realizar essa operação; Ainda está nebuloso esse assunto para nós.. o retorno acima deu uma luz;
Falando sobre acessos; O usuário irá acessar o front-end com um usuário e senha da própria plataforma certo? Sabe me dizer se ao acessar ele terá que realizar novamente o login agora pela microsoft ou o acesso ao relatorio será automático?
Caso tenha e puder me enviar materiais de apoio dessas implantações agradeço de mais pela ajuda;
att
Olá, Lucas!
Excelente!
Entendi. Em teoria, ele precisaria fazer o login novamente sim. Daria para exibir uma mensagem para o usuário instruindo que é o processo normal.
De cabeça indicaria a Formação Power BI aqui da Alura, mas como disse, acredito que não exista uma aula para este uso específico.
Espero ter ajudado e bons estudos!