1
resposta

[Dúvida] Power Bi - Construcao do Ranking

Pessoal, por favor estou precisando de uma ajuda. Estou criando uma tabela/matriz com uma coluna que deveria mostar quais sao os top 10 de carros mais vendidos por marca em um determinado mes, o problema é que quando eu uso a funcao ranking ele duplica a posicao caso tenha algum carro com o mesmo valor de quantidade vendida. Se eu tiver dois carros na posicao 6 com a mesma quantidade vendida ele duplica a posicao ficando 1- 2 -3 -4 -5 - 6 - 6 -8 .... Eu ja tentei de tudo mas nao consigo fazer com que eu tenha um ranking sem esta duplicidade coloquei ate uma coluna de indice para ver se eu conseguia trazer ela para a visualizacao na tabela/matriz mas tambem nao deu certo duplicou tudo ficando 1-1-1-1... Alguem poderia me ajudar, por favor e me mostrar uma solucao ?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agradeço muito a ajuda

1 resposta

Oii, Estudante! Tudo bem?

O problema ocorre porque a função de ranking padrão atribui a mesma posição para valores empatados, o que resulta em "buracos" na sequência do ranking. Abaixo deixo algumas sugestões para te ajudar:

• Teste mudar para "DENSE" no ranking. Esse método faz com o que a sequência continue sem pular números, mesmo em casos de empate.
  • Se ainda houver problemas, crie um índice manual, enumerando as linhas sequencialmente após ordenar os dados. Compare esse índice com o ranking para identificar diferenças.
  • Se os empates continuam causando problemas, adicione um critério de desempate. Pode ser um identificador único ou a ordem de entrada dos dados.

Material para te auxiliar:

Como parece ser um projeto externo, no qual eu não tenho acesso total do contexto, consigo apenas te trazer sugestões para você testar. Então avalie esses pontos e observe se um deles se encaixa no seu projeto.

Espero que dê certo, desejo bons estudos e até mais!