1
resposta

[Dúvida] Power BI

Estou com umas dúvidas conceituais de utilização do PI, pois não entendi ainda qual a melhor forma de utilização da ferramenta, quando preciso por exemplo criar um visual com o prazo médio de entregas, sendo que não tenho a informação de prazo de cada pedido, aí surgem algumas dúvidas:

1. O ideal é criar colunas ou usar as fórmulas DAX para chegar na informação desejada?
  2. Se for criar colunas, com multiplicações, subtrações, copiar dados de uma para outra, faço isso no power query ou fora dele? E qual a diferença dessas opções para efeito de manuseio dos dados e desempenho do programa?
  3. A utilização pelo Power Query traz maior automatização para trabalhos frequentes?

Essa dúvida surgiu fazendo o desafio do Power BI AluraLog, onde comecei editando as bases pelo Power Query, como a formatação das colunas, e depois fui criando coluna fora do Power Query, como por exemplo: Status do Prazo, Tempo de Entrega, Previsão x Entrega, S2D. Quando volto no Power Query vejo que todas as colunas que criei não aparecem, e isso me deixa na dúvida se é a melhor forma de usar a ferramenta.

Já terminei o curso do Power BI, e vou dar sequência em outros cursos para ter um maior entendimento de BI, porém gostaria de esclarecer essas dúvidas para dar continuidade nos desafios, e começar a utilizar a ferramentas no dia a dia.

1 resposta

Olá, Renato!

Peço desculpas pela demora em obter um retorno

Você pode usar tanto colunas calculadas quanto fórmulas DAX para chegar na informação desejada. As colunas calculadas são criadas usando o recurso nova coluna na exibição Relatório, Dados ou Modelo do Power BI Desktop. Elas são baseadas em dados que você já carregou no modelo e são criadas usando uma fórmula DAX (Data Analysis Expressions) que define os valores da coluna.

Diferente das colunas personalizadas criadas como parte de uma consulta usando Adicionar Coluna Personalizada no Editor do Power Query, as colunas calculadas criadas na exibição Relatório, Dados ou Modelo são baseadas em dados que você já carregou no modelo.

A utilização pelo Power Query pode trazer maior automatização para trabalhos frequentes. Quando você cria uma fórmula DAX para uma nova coluna, ela calculará um resultado para cada linha na tabela. Valores de coluna são recalculados conforme necessário, como quando os dados subjacentes são atualizados e os valores mudaram.

A referência de função do DAX fornece informações detalhadas, incluindo sintaxe, parâmetros, valores retornados e exemplos para cada uma das mais de 250 funções usadas em fórmulas DAX (Data Analysis Expression). Você pode consultar a documentação da Microsoft para obter mais informações sobre como usar o DAX e o Power Query para atingir seus objetivos.

Sucesso

Um grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!