Estou com umas dúvidas conceituais de utilização do PI, pois não entendi ainda qual a melhor forma de utilização da ferramenta, quando preciso por exemplo criar um visual com o prazo médio de entregas, sendo que não tenho a informação de prazo de cada pedido, aí surgem algumas dúvidas:
- O ideal é criar colunas ou usar as fórmulas DAX para chegar na informação desejada?
- Se for criar colunas, com multiplicações, subtrações, copiar dados de uma para outra, faço isso no power query ou fora dele? E qual a diferença dessas opções para efeito de manuseio dos dados e desempenho do programa?
- A utilização pelo Power Query traz maior automatização para trabalhos frequentes?
Essa dúvida surgiu fazendo o desafio do Power BI AluraLog, onde comecei editando as bases pelo Power Query, como a formatação das colunas, e depois fui criando coluna fora do Power Query, como por exemplo: Status do Prazo, Tempo de Entrega, Previsão x Entrega, S2D. Quando volto no Power Query vejo que todas as colunas que criei não aparecem, e isso me deixa na dúvida se é a melhor forma de usar a ferramenta.
Já terminei o curso do Power BI, e vou dar sequência em outros cursos para ter um maior entendimento de BI, porém gostaria de esclarecer essas dúvidas para dar continuidade nos desafios, e começar a utilizar a ferramentas no dia a dia.