Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Pouco Código

Minha Resolução:

texto = 'Controle de Orçamento Mensal'
linha = '-' * len(texto)

print(linha)
print(texto)
print(linha)

DESPESAS_DO_MES = float(input('Digite o total de despesas do mês (R$): '))

if DESPESAS_DO_MES <= 3000.0: 
        print('Você está dentro do seu orçamento!')
else:
        print('Atenção! Você ultrapassou o limite do orçamento.')

Essa foi a minha forma de resolver esse exercício, notei que na correção do exercício, adicionaram uma constante com o valor limite (3.000).
limite = 3000.0:

Resolução ALURA:

limite = 3000.0
despesas = float(input("Digite o total de despesas do mês (R$): "))

if despesas > limite:
    print("Atenção! Você ultrapassou o limite do orçamento.")
else:
    print("Você está dentro do orçamento.")

Estou com dúvida se devo atribuir os próximos exercícios utilizando mais variáveis e constantes para substituir valores soltos (entendo que nesse caso específico é um valor FIXO) ou se isso seria considerado de alguma forma "perca de tempo".
Obg!

1 resposta

Bom dia, Matheus! Tudo bem?

Entendo sua dúvida e é uma ótima questão a se considerar ao programar.

Utilizar constantes e variáveis para substituir valores "soltos" no código é uma prática recomendada na programação. Isso não é uma "perda de tempo", mas sim uma forma de tornar seu código mais legível, fácil de manter e modificar.

Por exemplo, ao definir limite = 3000.0, você deixa claro qual é o valor que está sendo utilizado como limite para o orçamento. Se no futuro você precisar mudar esse valor, só precisará alterar a constante limite, em vez de procurar por todos os lugares no código onde o valor 3000.0 foi usado.

Além disso, usar nomes significativos para variáveis e constantes ajuda outras pessoas (ou até mesmo você no futuro) a entenderem o propósito do código de forma mais rápida.

No seu caso, a diferença entre as duas soluções é pequena, mas a prática de usar constantes é especialmente valiosa em projetos maiores e mais complexos. Portanto, sempre que possível, prefira essa abordagem.

Espero ter ajudado, sucesso na sua jornada!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado