1
resposta

[Dúvida] Post sobre meu trabalho

Olha, não sei se fiz isso corretamente, mas achei o resultado bem legal!

Meu prompt:
Preciso que crie um post sobre o funcionamento de uma embarcação.
Dê o título do post;
nao quero listas;
descreva o funcionamento de um motor V a diesel;
descreva o funcionamento das transmissões eixo e leme;
descreva o funcionamento dos componentes elétricos insdispensáveis para o funcionamento da embarcação;
explique a correlação entre cada item descrito;
se voce achar importante descrever sobre algo que eu nao lembrei de mensionar, descreva!;
mostre os passos que voce percorreu para chegar nesse modelo de post e;
monte outros modelos de post e escolha o melhor modelo!

Resultado

Engenharia em Movimento: Como Funciona uma Embarcação Moderna

O funcionamento de uma embarcação resulta da integração entre geração de energia, transmissão e controle. No centro está o motor em V a diesel, cuja disposição em dois blocos inclinados permite melhor equilíbrio e eficiência. Nesse motor, o ar é comprimido até altas temperaturas e, ao receber o diesel, ocorre a combustão espontânea que empurra os pistões. Esse movimento é convertido em rotação no virabrequim, gerando torque contínuo, ideal para a propulsão marítima.

Essa energia segue para o sistema de transmissão. O eixo propulsor liga o motor à hélice, conduzindo a rotação com o ajuste adequado por meio de uma redução mecânica. A hélice, ao girar, empurra a água para trás, criando a força que move a embarcação. Logo atrás, o leme direciona esse fluxo, permitindo mudanças de rumo com precisão ao desviar a corrente gerada.

Os sistemas elétricos garantem o funcionamento e o controle. As baterias alimentam o motor de arranque na partida e, após o funcionamento, o alternador mantém o sistema energizado. Sensores e painéis monitoram o desempenho, enquanto sistemas de navegação, comunicação e segurança dependem dessa energia para operar.

Todos esses elementos estão interligados: o sistema elétrico inicia o motor, o motor gera energia mecânica, a transmissão a leva até a água e o leme define a direção. Sistemas auxiliares, como arrefecimento e lubrificação, asseguram a operação contínua.

Este modelo foi construído organizando o conteúdo em sequência lógica de funcionamento e integrando os sistemas em uma narrativa contínua. Outros formatos possíveis incluiriam uma abordagem mais técnica ou comparativa, mas este foi escolhido por equilibrar clareza e profundidade dentro de um limite reduzido de palavras.
Precisei pedir ao gpt que reduzisse o conteúdo original do resultado para que coubesse aqui!
Mas fiquei satisfeito com o resultado! achei que o texto ficou claro e fluido

1 resposta

Oi, Guilherme. Tudo bem com você?

O resultado ficou muito bom. O texto gerado tem coesão e flui de forma natural entre os sistemas da embarcação, o que mostra que o prompt cumpriu bem o objetivo de guiar a IA por uma sequência lógica. A instrução de evitar listas, por exemplo, foi um detalhe que contribuiu diretamente para o tom mais narrativo e fluido que você mesmo destacou.

Sobre a dúvida se fez certo: fez sim. O prompt tem clareza, divide o tema em partes menores, pede justificativas e ainda solicita variações para escolher a melhor versão, que são exatamente as técnicas da atividade.

Para os próximos prompts, vale incluir logo no início uma estimativa de tamanho, como "o post deve ter no máximo 300 palavras". Isso evita a necessidade de pedir uma redução depois e já orienta o modelo a ser mais conciso desde a primeira resposta.

Obrigado por compartilhar o processo e o resultado com o fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!