1
resposta

[Dúvida] Possivel transição de carreira, duvida de iniciante

Olá, pessoal!

Um tempo atras fiz algumas formações aqui na Alura (focadas nas mil possibilidades do excel). Porém sempre tive muita curiosidade e vontade de aprender a programar (acho um superpoder).

A minha duvida é se, caso eu queria, eu consigo migrar de carreira fazendo cursos e projetos ou eu preciso necessariamente de uma faculdade de ADS ou alguma outra relacionada?

Também gostaria de dicas sobre por onde começar, qual a melhor linguagem para alguém que não tem nenhuma base, pois tudo é muito novo e com tantos conteudos disponiveis, fico com muitas duvidas!!

Obrigada :)

1 resposta

Boa noite, Tayane! Tudo bem?

Legal seu post, mudança de carreira é um tópico muito comum na área de tecnologia, principalmente nos últimos anos.

Indo de forma rápida para a pergunta sobre os cursos VS faculdade: não, não precisa de faculdade para migrar de área.

Trabalho na área desde 2019 e fiz uma migração, trabalhava na coordenação de áreas de atendimento ao cliente, já tinha uma carreira "sólida" na área mas honestamente era muito cansativo. Tive a chance de conhecer um pouco de programação com um gestor que também era líder da área de TI e, quando a empresa que eu trabalhava faliu, decidi que não queria mais trabalhar com atendimento. Bom, deu certo kkkk, hoje sou fullstack senior trabalhando remoto em uma empresa dos EUA.

Contei isso para completar que não fiz faculdade, tudo que sei até hoje eu aprendi com diversos cursos online, conteúdos no youtube e também com o trabalho na prática a partir do momento que consegui minha primeira oportunidade. Mas aqui vai um detalhe, considero que tive muita sorte pois resolvi migrar de área um pouco antes da pandemia, cenário que era completamente diferente e um pouco antes da área "bombar" de vagas. Hoje o mercado pode estar um pouco mais complexo para iniciantes mas vejo que é possível iniciar sem faculdade.