1
resposta

[Dúvida] Possivel transição de carreira, duvida de iniciante

Olá, pessoal!

Um tempo atras fiz algumas formações aqui na Alura (focadas nas mil possibilidades do excel). Porém sempre tive muita curiosidade e vontade de aprender a programar (acho um superpoder).

A minha duvida é se, caso eu queria, eu consigo migrar de carreira fazendo cursos e projetos ou eu preciso necessariamente de uma faculdade de ADS ou alguma outra relacionada?

Também gostaria de dicas sobre por onde começar, qual a melhor linguagem para alguém que não tem nenhuma base, pois tudo é muito novo e com tantos conteudos disponiveis, fico com muitas duvidas!!

Obrigada :)

1 resposta

Boa noite, Tayane! Tudo bem?

Legal seu post, mudança de carreira é um tópico muito comum na área de tecnologia, principalmente nos últimos anos.

Indo de forma rápida para a pergunta sobre os cursos VS faculdade: não, não precisa de faculdade para migrar de área.

Trabalho na área desde 2019 e fiz uma migração, trabalhava na coordenação de áreas de atendimento ao cliente, já tinha uma carreira "sólida" na área mas honestamente era muito cansativo. Tive a chance de conhecer um pouco de programação com um gestor que também era líder da área de TI e, quando a empresa que eu trabalhava faliu, decidi que não queria mais trabalhar com atendimento. Bom, deu certo kkkk, hoje sou fullstack senior trabalhando remoto em uma empresa dos EUA.

Contei isso para completar que não fiz faculdade, tudo que sei até hoje eu aprendi com diversos cursos online, conteúdos no youtube e também com o trabalho na prática a partir do momento que consegui minha primeira oportunidade. Mas aqui vai um detalhe, considero que tive muita sorte pois resolvi migrar de área um pouco antes da pandemia, cenário que era completamente diferente e um pouco antes da área "bombar" de vagas. Hoje o mercado pode estar um pouco mais complexo para iniciantes mas vejo que é possível iniciar sem faculdade.

O que eu diria é: não coloque a ideia de fazer uma faculdade como um item no seu checklist para migrar de área, comece por conta própria a aprender o que te interessa e a procurar vagas a partir do momento que se sentir confortável com o conhecimento que tiver. Uma faculdade é muito válida ainda assim, principalmente se o conteúdo realmente te interessa, só não colocaria como um "impedimento" para ir atrás antes, entende?

Sobre uma dica de por onde começar, apesar do meu viés com Javascript por ser a linguagem que trabalho, é a que eu indico. O ecossistema de Javascript é imenso e inegavelmente a maioria das vagas abertas hoje são da stack do Javascript. É fácil de aprender, tem muito conteúdo pela internet e acho que dentro das vagas, é a que mais tem para iniciantes. É comum que algumas outras linguagens estejam relacionadas com vagas mais seniors.

Se achar a dica válida, foque em aprender o básico da linguagem, entender o que é feito com ela e depois entre nos conceitos de frontend/backend. Conteúdos aqui dentro da Alura mesmo serão úteis assim como outros pelo Youtube.

E sobre migrar de área em si, uma coisa que recomendo muito para ajudar na migração e até mesmo a solidificar qualquer conhecimento que você aprenda em cursos etc. é aplicar algo no seu trabalho atual, caso seja possível. Então sei lá, se você trabalha em algum setor que veja que é possível criar algum tipo de ferramenta, por mais simples que seja, para facilitar tanto o seu trabalho como o de alguma outra pessoa, faça. Isso já vai te colocar na frente e dar uma experiência real por conta própria. Digo isso mais pq uma das coisas difíceis de se fazer quando está estudando programação é pensar em alguma coisa para programar, tirar do papel. Ter um caso de uso real que te mostre o valor e os possíveis problemas de algo que você vai desenvolver é muito valioso e vai além de qualquer curso.

Boa sorte, espero que dê tudo certo para você!