1
resposta

[Dúvida] POSSÍVEL ERRO NA AULA

DÚVIDA - Na aula 1 Spring AI, item 08-Análise de sentimentos NAS OPÇÕES DE RESPOSTA - A CORRETA FICOU SENDO A: D Mas como se trata de uma requisição de consulta, creio que TODAS ESTÃO ERRADAS, pois utiliza @PostMapping("/analisar") quado deveria ser: @GatMapping("/analisar")

RESPOSTA D @PostMapping("/analisar") public String analisarSentimento(@RequestBody String review) { var pergunta = String.format("Analise o sentimento da seguinte review: %s. Responda com 'Positivo', 'Negativo' ou 'Neutro'.", review);

return this.chatClient.prompt()
        .user(pergunta)
        .call()
        .content();

}

A implementação formata corretamente a pergunta, incluindo a necessidade de respostas específicas ('Positivo', 'Negativo' ou 'Neutro'), e utiliza os métodos prompt(), user(), call() e content() de forma adequada para interagir com a API e obter a resposta.

1 resposta

Olá, Ricardo!

Sua observação é muito pertinente e levanta um ponto importante sobre a semântica dos métodos HTTP em APIs RESTful.

De fato, para uma operação que busca ou consulta dados (como "analisar" um sentimento, sem que essa análise gere uma nova "entidade" no sistema ou modifique o estado de algo existente), o @GetMapping seria semanticamente mais apropriado. Um GET é ideal para ser idempotente e seguro (não modifica o servidor).

No entanto, existem cenários onde o @PostMapping é utilizado para requisições de consulta, especialmente quando:

A requisição precisa enviar um corpo de dados complexo (o review nesse caso) que seria inviável ou muito longo para uma URL de GET. Embora um String simples possa ir na URL, dados maiores ou sensíveis geralmente vão no corpo da requisição.

Há uma preocupação com privacidade/segurança para que o dado não apareça nos logs de proxies ou navegadores (que frequentemente registram URLs completas de GET).

A operação, embora "consultiva" para o usuário, pode disparar algum processamento interno mais complexo ou com efeito colateral menor que os desenvolvedores preferem "esconder" sob um POST.

Na prática, embora o GET fosse o ideal pela semântica pura de consulta, o POST é frequentemente usado quando há um RequestBody (como no exemplo da aula), justamente para encapsular a informação a ser analisada. O importante é que a implementação dentro do @PostMapping não esteja causando efeitos colaterais indesejados no servidor, o que não parece ser o caso aqui, já que ela apenas formata a pergunta e chama o chatClient.

É uma discussão válida e mostra um ótimo entendimento dos conceitos! Fico à disposição se tiver mais alguma questão.