2
respostas

[Dúvida] possíveis “usuários”

Pelo que entendi, por favor me corrija se eu estiver errado. Usuário podem ser pessoas, animais ou até um sistema que usufrui de alguma coisa. Eu como designer, os clientes que eu tenho como freelancers seriam meus usuários, pois eu estaria prestando um serviço de design a eles, seja um post, um flyer ou um banner. Mas eu não entendi, quando que eles se tornam 'clientes'? até agora eu pensava que eram conceitos iguais.

2 respostas

Olá Júlio, tudo bem? Espero que sim!

Os conceitos de "cliente" e "pessoa usuária" parecem ser bem semelhantes mesmo, mas existem pequenos detalhes que diferenciam um termo do outro.

Uma pessoa usuária é aquela que usufrui de algum produto ou serviço, indiferente de haver um pagamento ou não. Por exemplo: a pessoa que pega o flyer para utilizar as informações que contém nele é uma pessoa usuária porque está usufruindo desse produto.

Já a pessoa cliente é aquela que paga por algo, ou seja, ela desembolsou uma quantia financeira para adquirir alguma coisa.

Esses termos são constantemente confundidos porque uma mesma pessoa pode desempenhar ambos os papéis ao mesmo tempo, de cliente e de usuária. Por exemplo: se você comprar um jogo e depois o utilizar, você é cliente e usuário, pois, nesse caso, você pagou e também usufruiu do serviço/produto que foi comprado.

Mas vamos observar o caso da pessoa que te contrata como freelancer para produzir materiais gráficos: o solicitante do material é a pessoa compradora, porém quem vai utilizar de fato será o público da empresa/pessoa que te contratou. Então o solicitante é o cliente e o público dele são os usuários =)

É isso! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida ou caso precisar de ajuda, estamos aqui!

Até mais!!

Olá Júlio!

Tudo jóia? Entendo da mesma forma que a Gabriela, quem pega seu flyer e tem interesse nas informações que ali constam por exemplo, será seu usuário. Dessa forma, as características do usuário serão definidas de acordo com o que pretende comunicar, será para um evento de público jovem? Seus usuários serão jovens. É um evento para engenheiros? Seus usuários serão engenheiros e portanto terão um perfil mais técnico, e assim sucessivamente.

Deixo também uma reflexão, tendo em vista a IoT (internet das coisas), entendo que um usuário possa ser até mesmo uma geladeira, ou um eletrodoméstico desde que conectados a internet, pois eles poderão se servir de sistemas e/ou dados que estarão em cloud, por exemplo. Já quem usa a geladeira ou eletrodoméstico, por sua vez, será seu usuário.