Estou para começar este curso e na lista de materiais temos a placa Arduino UNO R3 ou mais potente. Gostaria se saber se é tranquilo substituir esta pelo NodeMCU v3 (ESP8266)?
Grato
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou para começar este curso e na lista de materiais temos a placa Arduino UNO R3 ou mais potente. Gostaria se saber se é tranquilo substituir esta pelo NodeMCU v3 (ESP8266)?
Grato
Olá, Paulo
Sua pergunta é muito pertinente, e a resposta é sim e não. A placa NodeMCU v3 (ESP8266) é uma ótima placa e pode ser usada em muitos projetos, mas ela tem algumas diferenças em relação ao Arduino UNO R3 que podem ou não afetar seu projeto.
O NodeMCU v3 (ESP8266) tem menos pinos de I/O (entrada/saída) do que o Arduino UNO R3, o que pode ser um problema se o seu projeto requer muitos pinos. Além disso, o NodeMCU v3 opera a 3.3V, enquanto o Arduino UNO R3 opera a 5V. Isso pode ser um problema se você estiver usando componentes que requerem 5V.
Por outro lado, o NodeMCU v3 tem capacidades de WiFi integradas, o que pode ser uma vantagem se o seu projeto requer conectividade à internet.
Em resumo, é possível substituir o Arduino UNO R3 pelo NodeMCU v3 em alguns projetos, mas você precisa levar em consideração as diferenças entre as duas placas e verificar se elas afetam seu projeto.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá @otávio, antes de mais nada, muito obrigado pela sua resposta. Sim o que você disse é correto mas no caso para esse projeto como precisa de mais portas analogicas em "tese" o NodeMCU V3 não atenderia mas estou estudando a possibilidade de usar CD74HC4052 ou 74HC151N para multiplexar as entradas analogicas do Joystick, mas ainda não cheguei nessa complicação. Mas essa jornada ajuda a conhecer muito mais, rs.
Forte abraço.