Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvida Position Absolute

Prezados Instrutores, boa noite.

Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre a Aula Nº2 do curso avançado de HTML e CSS3:

Na aula 2 "Usando o Position Absolute" estou custando a entender o seguinte trecho da aula: "Isso fará com que o texto apareça a 3 em do top da página inteira. Isso acontece porque, como vimos no curso anterior, o position absolute é relativo à página do navegador.

Porém conseguimos mudar esse comportamento. O position absolute, na verdade, não é sempre relativo à página. Ele é relativo ao primeiro pai que possui um position definido"

<html>
    <body>   <- [position: relative/absolute/fixed (referência)]
        <div>   <- [position: absolute]

Gostaria de uma explicação mais clara sobre esse ponto.

Desde já, obrigado por toda atenção e apoio.

1 resposta
solução!

Boa noite, Flávio! Como vai?

Por padrão todo elemento HTML tem o posicionamento definido como static. Então se vc não mudar nada da propriedade position esse será o valor.

Quando vc atribui o valor position: absolute para algum elemento, ele vai se posicionar em relação ao primeiro elemento pai na hierarquia do DOM que tenha seu posicionamento diferente de static. E, caso ninguém seja diferente de static, ele vai se posicionar em relação a tela do navegador como o instrutor falou!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software