Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Posicionamento de itens

Olá! Estou participando do 7 days of Code, é o primeiro projeto que realizo logo depois de alguns cursos aqui da Alura, então estou tendo várias dificuldades, até o dia 04 o código estava indo, cheio de gambiarras ele ficava como no Figma, mas no dia 05 tem uma coisa que realmente não estou conseguindo fazer. Na parte das opções de vagas, meu H4 fica desalinhado, diferente do Figma. Alguém pode me auxiliar a deixar ele alinhado corretamente? Aceito também sugestões do que simplificar ou alterar no código!

Código

Figma

4 respostas
solução!

Oi Ana! Tudo ok contigo?

Eu dei uma olhada no seu código, e encontrei algo que se aproxima de uma solução. Você pode editar os valores caso julgue necessário. Mas uma possível solução seria, na tag do h4 adicionar um align-self: flex-start;, isso visto que o h4 é um flex-item. E adicionar uma margem na direita. O resultado foi isso:

.vagas_lista-titulo {
    font-family: var(--fonte-principal);
    color: var(--cinza-escuro);
    font-size: 20px;
    margin: 2em 0em 1em 24%; /* <= */
    align-self: flex-start; /* <= */
}

Com isso o problema deve ser resolvido. Sobre uma melhoria em algumas partes do código, eu só tenho 3 sugestões.

  1. No arquivo vagas.css, linha 7, troque isso: padding: 10em 0 0 5em;, por isso: padding: 10em 0 2em; e veja a diferença nos variados tipos de tela;
  2. Arquivo sobre-nos.css, linha 5, substitua isso: padding: 10em 32em;, por: padding: 7em 0;, de início pode espantar, mas calma, vamos para a última e você vai entender;
  3. Mesmo arquivo, linha 29, adicione isso dentro dos estilos da classe sobre-nos_texto: width: 55%;, salve e veja agora a mudança nos diferentes tipos de tela.

Se precisar de ajuda adicional, ou não entender algo, é só falar.

Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓

Olá! Tudo bem?

As alterações deram super certo, obrigada pelo auxilio! Poderia só me explicar qual a lógica que usou para chegar nessa "margin: 2em 0em 1em 24%" solução?

Ah, sim, explico sim! =)

Na verdade, isso foi alguns testes que fiz com algumas unidades relativas e não absolutas, com px, por exemplo, portanto, a minha ideia nesse momento, foi:

"Eu tenho os textos 'grudados' na direita, mas esse não é o meu objetivo, então eu vou colocar uma margem que vai 'empurrar' esses textos para que eles fiquem na metade da tela (ou seja margin-left: 50%), isso iria 'jogar' os textos para a metade da tela, mas não é isso que eu quero, então vou subtrair um pouco desse tamanho, até ficar no lugar que eu quero, mas como eu não sei o valor exato, então vou usar a mini trapaça do calc(), então temos margin-left: calc(50% - 26%), esses 26%, saiu da ideia de que metade de 50 é 25, mas 25 não deu uma posição que eu queria, então eu aumentei o valor, para que ela ficasse mais à direita, chegando ao número 26%, depois eu olhei o Dev-Tools e vi que margin-left: calc(50% - 26%) era o mesmo que margin-left: 24%, assim foi só adicionar na propriedade margin, e pronto, mágica feita!".

E foi mais ou menos isso, basicamente, uso o calc() para fazer os cálculos, e usando isso, eu deixo os textos no meio da tela, e vou subtraindo um valor até chegar em uma visualização boa, cheguei nisso eu verifico o valor com o Dev-Tools e substituo.

Foi isso. Espero ter explicado bem, se não entender algo é só falar. Claro que dava para ter feito um caminho mais rápido e eficiente, mas no momento foi o que funcionou para mim e fazia sentido na minha visão :)

Se precisar, eu estou aqui, peço desculpas pela demora em responder.

Abraços e bons estudos.

Obrigada pela explicação! Não conheço o calc( ), mas vou buscar conhecer essa trapacinha agora! Agradeço o auxilio!