Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Portfólio Backend

Pessoal, beleza?

Estou estudando para conseguir uma vaga como dev backend Java e organizando meus projetos, mas fiquei com duas dúvidas:

GitHub ou site próprio? Para quem é de backend, ter só um GitHub bem organizado com README caprichado já basta, ou criar uma página própria de portfólio realmente faz diferença para quem contrata?

O que mostrar? É melhor ter poucos projetos mais completos (com API, banco de dados, testes e Docker) ou vale ter vários menores?

Quem já trampa na área ou contrata, como vocês preferem ver isso?

Valeu!

1 resposta
solução!

Oi, Sanal! Tudo bem?

Essa é uma dúvida bem comum entre desenvolvedores.

Ainda mais nessa etapa de se candidatar para vagas e mostrar o portfólio. Vou buscar te ajudar com algumas dicas:

1. GitHub ou site próprio?: Para desenvolvedores backend, ter um GitHub bem organizado pode ser suficiente, especialmente se você caprichar nos READMEs e na documentação dos seus projetos. No entanto, um site próprio pode agregar valor, mostrando que você tem habilidades adicionais, como design e desenvolvimento frontend, mesmo que de forma básica. Se decidir criar um site, você pode usá-lo para destacar seus projetos mais importantes e fornecer links para o GitHub, onde os detalhes técnicos estão.

2. O que mostrar?: A qualidade geralmente supera a quantidade. Ter alguns projetos mais completos pode ser mais impactante do que vários pequenos. Projetos que incluem API, banco de dados, testes e Docker demonstram uma compreensão abrangente do ciclo de desenvolvimento e são altamente valorizados. No entanto, não descarte projetos menores, especialmente se eles destacarem habilidades específicas ou tecnologias que você domina.

Por exemplo, você pode ter um projeto principal que seja uma aplicação completa e outros projetos menores que demonstrem habilidades específicas, como integração contínua, uso de frameworks específicos ou soluções para problemas complexos.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado