Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Portfólio Backend

Pessoal, beleza?

Estou estudando para conseguir uma vaga como dev backend Java e organizando meus projetos, mas fiquei com duas dúvidas:

GitHub ou site próprio? Para quem é de backend, ter só um GitHub bem organizado com README caprichado já basta, ou criar uma página própria de portfólio realmente faz diferença para quem contrata?

O que mostrar? É melhor ter poucos projetos mais completos (com API, banco de dados, testes e Docker) ou vale ter vários menores?

Quem já trampa na área ou contrata, como vocês preferem ver isso?

Valeu!

1 resposta
solução!

Oi, Sanal! Tudo bem?

Essa é uma dúvida bem comum entre desenvolvedores.

Ainda mais nessa etapa de se candidatar para vagas e mostrar o portfólio. Vou buscar te ajudar com algumas dicas:

1. GitHub ou site próprio?: Para desenvolvedores backend, ter um GitHub bem organizado pode ser suficiente, especialmente se você caprichar nos READMEs e na documentação dos seus projetos. No entanto, um site próprio pode agregar valor, mostrando que você tem habilidades adicionais, como design e desenvolvimento frontend, mesmo que de forma básica. Se decidir criar um site, você pode usá-lo para destacar seus projetos mais importantes e fornecer links para o GitHub, onde os detalhes técnicos estão.

2. O que mostrar?: A qualidade geralmente supera a quantidade. Ter alguns projetos mais completos pode ser mais impactante do que vários pequenos. Projetos que incluem API, banco de dados, testes e Docker demonstram uma compreensão abrangente do ciclo de desenvolvimento e são altamente valorizados. No entanto, não descarte projetos menores, especialmente se eles destacarem habilidades específicas ou tecnologias que você domina.