1
resposta

[Dúvida] Porque valores matemáticos ordenam strings com o sort?

Em outros cursos aprendi a fazer comparações com o IF e fazer ordenação usando o FOR para identar listas e arrays. Mas eram sempre comparações matemáticas ou diretamente com vogais e consoantes.

Minha dúvida é as seguinte. Porque o sort é todo montado em cima de um IF com uma comparação matemática (se a propriedade de A é maior ou menor que a de B) e isso consegue se reverter em comparações de strings, como a ordenação alfabética que o professor fez nessa aula.

Agradeço a ajuda desde já!

1 resposta

Olá, Turi! Tudo bom com você?

Então, nesse caso, o sort também funciona para strings, além de valores numéricos, por causa da tabela Unicode, que une símbolos, letras e números em uma única tabela em que cada elemento possui um código. Sendo assim, ao fazer um sort passando strings como valores, será comparado o valor do código de cada string. Então, comparando, por exemplo, a letra A com a letra B, temos que o código de A é menor, logo vem antes.

Espero que tenha ajudado e, caso eu não tenha entendido muito bem e não respondi a sua pergunta, pode me dar um retorno que busco te ajudar melhor.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software