2
respostas

[Dúvida] Porque o preço unitário da venda é um indicador com consolidação calculada se ele é definido

Porque o preço unitário da venda é um indicador com consolidação calculada? Parece contra intuitivo definir dessa forma. É de conhecimento geral que o valor de uma venda é calculado a partir do preço unitário do produto multiplicado pela quantidade do produto que está sendo comprado. Como você pode me dizer que o preço unitário de venda é calculado quando ele é uma definição primeira para que seja possível calcular o valor total de uma compra?

A Luri me disse que é pra evitar redundância: "O que acontece é que, no contexto da modelagem de um Data Warehouse, estamos lidando com a forma como os dados são organizados e utilizados para análise. Embora seja verdade que o preço unitário de venda é, em um sentido mais amplo, um valor que pode ser usado para calcular o valor total de uma venda, na estrutura de dados que estamos discutindo, ele é tratado de maneira diferente.

Quando falamos do preço unitário de venda como um indicador calculado, estamos nos referindo ao fato de que, em um Data Warehouse, não é necessário armazená-lo como um input separado, já que ele pode ser derivado diretamente do valor total de venda e da quantidade vendida. Isso evita redundância e mantém a estrutura de dados mais limpa e eficiente.

Em resumo, no contexto de modelagem de dados, o foco é na eficiência e na eliminação de dados duplicados. Portanto, mesmo que o preço unitário de venda seja uma definição inicial em um cálculo de venda, na estrutura do Data Warehouse, ele é tratado como um resultado de um cálculo, e não como um input que precisa ser armazenado."

Mas se é para evitar redundância então porque não considerar o valor da venda um indicador output já que ele pode ser calculado através da multiplicação do preço unitário de venda e a quantidade vendida, já que ele pode ser derivado diretamente desses valores que estão presentes no grão? Me parece errado fazer essa consideração.

O que acontece por exemplo se houver um desconto sobre o valor total da venda? O preço unitário calculado estaria errado.

Outro ponto, o professor coloca o Valor da Venda como consolidação por soma, mas Valor da Venda = Quantidade Vendida * Preço Unitário, então é um indicador calculado dada a operação de multiplicação. Como explicar isso?

2 respostas

Ei, Tamires! Tudo bem?

Sua dúvida é pertinente, Tamires, vamos analisar sua reflexão sobre esse assunto.

No contexto da aula, o preço unitário de venda é tratado como um indicador calculado (não armazenado diretamente) porque ele pode ser derivado do valor da venda e da quantidade vendida, que já vêm na nota fiscal. Isso evita redundância no Data Warehouse, mantendo a base de dados mais limpa e eficiente.

Você perguntou por que o valor da venda não é tratado como output, já que é o resultado de quantidade × preço unitário. Boa observação! A questão é que, no Data Warehouse, o valor da venda é um dado primário registrado na nota fiscal e já vem calculado. Ele é tratado como input e consolidado por soma para análises, como o total de vendas por produto ou período.

Quanto aos descontos, considere que o preço unitário de venda calculado pode ser ajustado para refletir descontos aplicados. Isso pode ser feito ajustando o valor total da venda antes de calcular o preço unitário. Assim, mesmo com descontos, o preço unitário refletirá o preço efetivo pago por unidade.

Por fim, o valor da venda é consolidado por soma porque é uma medida aditiva, pronta para ser agregada em relatórios. Já o preço unitário, como cálculo, é derivado quando necessário, garantindo flexibilidade nas análises

Espero ter ajudado e até mais, Tamires!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Olá, td bem e vc?

Ok, entendi o ponto sobre o valor de venda ser tratado como input, fez sentido. Mas a questão do preço unitário não está clara. Afinal, eu posso usar esse mesmo argumento "o preço unitário de venda é tratado como um indicador calculado (não armazenado diretamente) porque ele pode ser derivado do valor da venda e da quantidade vendida, que já vêm na nota fiscal." para o valor de venda: "o valor de venda é tratado como um indicador calculado (não armazenado diretamente) porque ele pode ser derivado do preço unitário e da quantidade vendida, que já vêm na nota fiscal. Isso evita redundância no Data Warehouse, mantendo a base de dados mais limpa e eficiente."

Entendeu pq pra mim não faz sentido? Pq o valor do preço unitário seria um indicador calculado?