Olá, Gabriel!
Entendo sua dúvida, realmente os conceitos de método, framework e metodologia podem ser um pouco confusos. Vamos tentar esclarecer um pouco mais.
O Kanban é considerado um método e não um framework porque ele fornece uma abordagem geral para a gestão de projetos ou produtos, baseada em princípios ágeis. Ele não fornece uma estrutura específica com orientações detalhadas sobre como aplicar esses princípios em um contexto específico, como um framework faria.
Por exemplo, o Kanban tem alguns princípios e práticas que são apenas recomendações, mas que você deve começar a utilizar para que esteja utilizando o método Kanban. Existem várias lacunas propositais que você pode preencher com outras informações. Isso significa que ele é mais genérico e flexível do que um framework.
Por outro lado, um framework como o Scrum fornece uma estrutura mais específica, com papéis, práticas, ferramentas e regras definidas para facilitar o trabalho em equipe, a comunicação e a gestão de um projeto. No entanto, ele ainda deixa lacunas que você deve preencher na sua empresa com a forma como você trabalha.
Quanto ao quadro de Kanban, você está correto em dizer que ele é uma ferramenta usada no método Kanban para organizar e visualizar o fluxo de trabalho. No entanto, o uso do quadro de Kanban por si só não torna o Kanban um framework. O quadro é apenas uma parte do método Kanban, que também inclui princípios e práticas para a gestão de projetos ou produtos.
Espero ter ajudado e bons estudos!