Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Porque importar?

Não entendi a utilidade de exportar e depois importar a constante conectaAPI. Se eu tivesse simplesmente declarado ela num arquivo, ela não seria utilizável em outro?

1 resposta
solução!

Olá!

A importação e exportação de constantes e funções em JavaScript é uma forma de modularizar o código e torná-lo mais organizado e reutilizável. Quando você declara uma constante ou função em um arquivo, ela fica restrita apenas a esse arquivo e não pode ser utilizada em outros arquivos, a menos que você a importe.

No contexto do curso que você está fazendo, a importação da constante conectaAPI em outro arquivo permite que você utilize essa função em diferentes partes do seu projeto. Por exemplo, se você tiver um arquivo que faz a conexão com a API e retorna os dados, e outro arquivo que exibe esses dados na tela, você pode importar a função conectaAPI no segundo arquivo para ter acesso aos dados retornados pela API.

Vamos supor que você tenha um arquivo chamado conectaAPI.js que contenha a função conectaAPI:

export const conectaAPI = () => {
  // código para fazer a conexão com a API e retornar os dados
};

E em outro arquivo chamado mostrarVideos.js, você pode importar essa função da seguinte forma:

import { conectaAPI } from './conectaAPI.js';

// código para exibir os vídeos na tela utilizando os dados retornados pela API

Dessa forma, você pode utilizar a função conectaAPI no arquivo mostrarVideos.js para obter os dados da API e exibi-los na tela.

Espero ter esclarecido a utilidade da importação e exportação de constantes e funções em JavaScript. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Espero ter ajudado e bons estudos!