Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Porque a professora utiliza unidades de medidas diferentes do modelo?

Eu estou acompanhando as aulas e estamos seguindo o modelo do figma. No projeto anterior aprendi a mexer nele para conseguir ver cada detalhe, incluindo os espaçamentos. Neste projeto a professora utiliza a unidade de medida "em" para margins e paddings. Eu entendi como esta unidade funciona na teoria, porém estou com dificuldade de adequar o modelo do figma ao código justamente porque quando o consulto, eu vejo as medidas em pixels. Alguém pode me explicar porque ela escolheu utiliza-la? Existe uma forma correta de utilização dessas medidas? Ou uma mais usual?

3 respostas
solução!

Oi, Lumi!

Unidades relativas como "em" são úteis para layouts responsivos. Elas se ajustam de acordo com o tamanho da fonte do elemento pai, permitindo que o design se adapte melhor a diferentes tamanhos de tela e preferências do usuário.

Usar "em" pode ajudar a manter uma escala tipográfica consistente em todo o projeto. Já o PX recomendado pelo Figma, vai ficar, certinho na sua máquina mas em outros aparelhos vai ficar diferente ou quebrado, sendo assim o PX não é a melhor opção, para gerar um site responsivo, pois ele não é flexível, e por isso os instrutores adotam esssa medida.

Mas de toda forma, não existe uma "forma correta", existe a que melhor se adapta ao seu projeto. Unidades relativas como "em" e "rem" são mais flexíveis e ajudam na responsividade, enquanto "px" é mais estático e previsível.

Deixo um artigo, que fala maiss sobre:

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
eu vejo as medidas em pixels

Basicamente 1(r)em são equivalentes a 16 pixels. Ou seja, se por exemplo, lá no Figma mostra 64px, então o "em" será de 4em (16/64 = 4). Se você tem uma medida de 24px, esta vai ser 1.5em.

É assim que funciona.

Muito obrigada, pessoal! Vou ler o guia de unidades mas consegui entender o porquê da mudança nas aulas.