Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Por que usar data-attributes?

Porque eu deveria usar data-attributes e não classes?

Eu dei uma olhada em um video do alura mais e fiquei confuso, o video é este:

https://www.youtube.com/watch?v=ri-xkk9PuDU

Sobre o projeto do curso, eu gostei, achei melhor que o anterior. Mas acho que não deveriam separar tanto o html e o css do projeto como fazem, eu já finalizei formações de HTML e CSS aqui na plataforma e não me lembro de ter visto nada sobre data-attributes e do nada me deparo aqui com o curso com o instrutor usando data-attributes. O negócio parece uma classe, mas eu não sei nem como configurar isso lá no html, por que eu vou usar isso no javascript?

Vale a pena observar quem nem todas as pessoas gostam de estudar copiando e colando projeto alheio, eu acho isso super improdutivo. Então acho que não custava nada o curso contemplar essa parte de data-attributes, já que resolveu incluir isso. Da forma que está posto, praticamente não fez diferença de usar uma classe.

1 resposta
solução!

Oi, estudante. Espero que você esteja bem :)

Entendo sua frustração. Sinto muito que a explicação sobre os data-attributes não tenha sido esclarecedora, e agradeço imensamente por compartilhar suas impressões conosco. Isso é muito importante para que nosso conteúdo possa se manter em constante evolução.

Os data-attributes são usados para armazenar informações extras ou personalizadas sobre um elemento HTML. Esses atributos são completamente personalizáveis e permitem definir nossos próprios valores.

A principal diferença entre usar classes e data-attributes é a finalidade de cada um. As classes são geralmente usadas para estilização (CSS) e, às vezes, para seleção de elementos no JavaScript. Já os data-attributes são usados para armazenar informações que não são visíveis para o usuário e que podem ser manipuladas pelo JavaScript.

Caso queira aprofundar no assunto, a documentação oficial trata dos data-attibutes de forma bem completa:

Agradeço novamente por compartilhar seu feedback conosco. Caso tenha mais considerações, estamos abertos a conversar.

Abraços.