Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Por que usar a função subplots() e não plot()?

Olá, Eu queria saber o porquê de nessa aula o professor ter usado a função subplots() para criar a figura sendo que só temos um gráfico para plotar.

Pensando nisso, eu fiz o gráfico usando a função plt.figure() e fig.add_axes() e obtive a mesma visualização, porém eu notei que a figura fica aparentemente menos nítida. Seria este o motivo?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá Mariana,

Acredito que ele só queria mostrar o uso do subplots mesmo. Apesar de existir a alternativa de plotar como você fez, é comum vermos vários exemplos na internet que usam o subplot. Quanto a nitidez da figura talvez seja uma questão das dimensões dela. Tente trabalhar esses parâmetros e veja se consegue melhorar a resolução.

import matplotlib.pyplot as plt
plt.figure(figsize=(8, 6), dpi=80)

Retornando ao subplots. O que as pessoas fazem é na definição do plt.subplots é separar a saída em fig e ax. Exemplo:

import matplotlib.pyplot as plt
import numpy as np

x = np.linspace(0, 10, 100)
y = np.sin(x)

fig, ax = plt.subplots()

Assim temos a possibilidade de separar os atributos do eixo e da figura inteira. Uso do ax para plotar e trabalhar os atributos dos eixos:

ax.plot(x, y)
ax.set_title('Gráfico de Seno')
ax.set_xlabel('Eixo x')
ax.set_ylabel('Eixo y')

Já com o fig trabalhamos com a figura inteira:

# Definindo a largura e altura da figura
fig.set_figwidth(8)
fig.set_figheight(6)

# Definindo o estilo de fundo da figura
fig.set_facecolor('whitesmoke')

# Salvando a figura em um arquivo PNG
fig.savefig('grafico.png')

plt.show()

Você pode usar esse exemplo todo em conjunto para gerar uma figura e testar o resultado.

Muito obrigada Allan!