1
resposta

[Dúvida] Por que seriam criadas hipóteses mesmo após a pesquisa?

Nesta aula de "iniciando a documentação" do curso " UX design: elaborando projetos estratégias", o professor comenta que devemos criar hipóteses para a identifcarmos as diferenças de perfis e objetivos do clientes e usuários, mesmo já existindo uma pesquisa feita pelo time de "UX research" que foi feita pelo curso anterior da formação de UX design. Se já foi feita uma pesquisa, isso não seria um FATO? Sabemos exatamente quem são as nossas personas e quais os objetivos delas.

Fiquei realmente em dúvida, sobre usar esse termo que normalmente é usado antes de fazer qualquer pesquisa. Fico no aguardo de uma resposta.

OBS: A formação estuda a mesmo empresa desde do início.

1 resposta

Oi Matheus, tudo bem com você?

As hipóteses servem como uma ponte entre os dados coletados e as soluções que você vai desenvolver. Mesmo com dados em mãos, precisamos interpretar essas informações e transformá-las em ações práticas. As hipóteses ajudam a testar e validar essas interpretações antes de investir tempo e recursos em soluções completas.

Por exemplo, imagine que a pesquisa identificou que os usuários têm dificuldades com a personalização de pacotes. Uma hipótese poderia ser: "Se oferecermos um assistente virtual para ajudar na personalização dos pacotes, os usuários terão uma experiência mais satisfatória". Essa hipótese pode ser testada através de protótipos ou testes A/B, permitindo ajustes antes de uma implementação completa.

Além disso, as hipóteses ajudam a explorar diferentes cenários e soluções, garantindo que você não esteja limitado apenas aos dados brutos, mas sim utilizando-os como base para inovação e melhoria contínua.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!