Acabei de chegar na parte de banco de dados da carreia Análise de Dados, e me deparei com
o MySQL e fiquei curioso pela escolha existe uma razão para escolha desse SGBD ?
Ou poderia fazer as mesmas coisa no PostgreSQL por exemplo ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Acabei de chegar na parte de banco de dados da carreia Análise de Dados, e me deparei com
o MySQL e fiquei curioso pela escolha existe uma razão para escolha desse SGBD ?
Ou poderia fazer as mesmas coisa no PostgreSQL por exemplo ?
Olá, Ricardo, tudo bem?
Tanto o MySQL quanto o PostgreSQL são sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais muito populares e amplamente utilizados. A escolha entre um e outro pode depender de vários fatores, incluindo o contexto do projeto, as necessidades específicas e as preferências pessoais ou da equipe.
O MySQL é conhecido por sua facilidade de uso e por ser amplamente adotado em muitas aplicações web, principalmente aquelas que usam a pilha LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP/Python/Perl). Ele é uma escolha comum para iniciantes devido à sua simplicidade e à vasta quantidade de recursos e tutoriais disponíveis.
Por outro lado, o PostgreSQL é frequentemente elogiado por sua conformidade com os padrões SQL e por suas funcionalidades avançadas, como suporte a tipos de dados complexos e extensibilidade. É uma escolha mais usada para aplicações que requerem operações complexas e integridade de dados robusta.
Ambos os SGBDs são poderosos e podem ser usados para realizar muitas das mesmas tarefas. .
Espero ter esclarecido.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!