Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Por que o código não funcionou com as variáveis de ambiente definidas?

Eu achei algo estranho nesta aula.

O dockerfile já veio com valores padrões. Esse código não deveria funcionar mesmo que não fosse setado as variáveis de ambiente no arquivo go.yml do Github Actions? Ele não deveria pegar os valores pré-definidos do Dockerfile?

1 resposta
solução!

Olá, Luis!

Entendo sua dúvida. No caso do código não funcionar mesmo sem as variáveis de ambiente definidas no arquivo go.yml do Github Actions, é importante lembrar que as variáveis de ambiente definidas no Dockerfile são apenas valores padrões.

Quando você não define as variáveis de ambiente no arquivo go.yml, o Github Actions não consegue encontrar os valores padrões definidos no Dockerfile. Portanto, é necessário definir as variáveis de ambiente explicitamente no arquivo go.yml para que o código funcione corretamente.

No exemplo que você compartilhou, as variáveis de ambiente HOST, PORT, USER, PASSWORD e DBNAME estão sendo definidas no arquivo go.yml do Github Actions. Dessa forma, o código consegue acessar essas variáveis e utilizar seus respectivos valores.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software