Por que na aula não há a tag "main"?
Eu percebi um pouco depois nas aulas, mas não teve nenhum problema na página. A tag main é necessária ou não?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por que na aula não há a tag "main"?
Eu percebi um pouco depois nas aulas, mas não teve nenhum problema na página. A tag main é necessária ou não?
Oi, Roberto, tudo bem?
A tag <main> não é obrigatória, mas é altamente recomendada para melhorar a acessibilidade e a semântica do seu código HTML.
A tag <main> é usada para encapsular o conteúdo principal de um documento ou aplicativo. Por exemplo, em um site completo, o código poderia ser algo assim:
<body>
<header>
<!-- Código do cabeçalho aqui -->
</header>
<nav>
<!-- Código da navegação aqui -->
</nav>
<main>
<!-- Código do conteúdo principal aqui -->
</main>
<footer>
<!-- Código do rodapé aqui -->
</footer>
</body>
Note que o <header>, <nav>, <main> e <footer> dividem a página em seções, cada uma com seu próprio propósito semântico. Isso torna o site mais acessível para tecnologias assistivas e também ajuda os motores de busca a entenderem melhor a estrutura do seu site.
No projeto da aula, a tag não foi utilizada por escolha da instrutora, mas outras tags semânticas foram usadas, como, por exemplo, a tag <section>que define uma seção do nosso código.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!