Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Por que fazer esses testes?

Olá! Eu estou um pouco perdida nesse curso. Me parece que estamos construindo os componentes da aplicação e ao mesmo tempo fazendo esses testes do npm test, mas ainda não entendi o porquê desses testes e nem porque ir testando desse jeito específico. Nos cursos anteriores de React, a gente meio que testava "no olho mesmo", quero dizer, íamos construindo o layout das aplicações e vendo se funcionava visualmente e pelo console do navegador ou mesmo pelo terminal ao rodar a aplicação, mas agora estamos fazendo dessa outra forma. Alguém pode me explicar, por favor? Agradeço desde ja :)

2 respostas
solução!

Oi, Mylena! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua dúvida com a comunidade Alura.

É super normal se sentir um pouco perdida quando começamos a trabalhar com testes de componentes em React. No início, confiar apenas no visual — aquele famoso "testar no olho" — parece suficiente, mas os testes automatizados ajudam a ir além e garantem uma segurança que a gente só percebe com o tempo.

Eles ajudam a confirmar que tudo tá funcionando como esperado, não só no visual, mas também na lógica e no comportamento dos componentes. Conforme a aplicação cresce, esses testes se tornam ainda mais úteis porque mostram se algo parou de funcionar após uma mudança. E, servem como uma documentação viva: quem chega no projeto pode entender o que cada parte faz só lendo os testes.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oie Lorena, entendi e achei muito legal! Obrigada por responder, sou nova na programação e acabo me perdendo em certas coisas, mas vocês do fórum aqui dos cursos têm me ajudado bastante :)