1
resposta

[Dúvida] Por que a palavra é provocante?

ok, eu voltei no vídeo para poder entender o por que eu errei aqui e realmente pra mim nenhuma das 4 respostas fazia sentido. Mas uma das respostas estava certa e então eu chutei e errei. Eu tinha considerado o modo lúdico como "bem amarrado", mas realmente uma coisa não tem a ver com a outra. Então dai eu coloquei a certa e entendi que a ideia é passar com clareza aquilo que está definido como linha mestra. Mas isso não é exatamente "provocativo". Pode me explicar melhor por favor?

1 resposta

Olá Lucas, também estou nesta jornada para evoluir na comunicação. No meu entendimento da aula, este termo usado, a provocação ou título provocante, tem o sentido de utilizar a linguagem para despertar, desafiar, estimular a atenção do público, de quem está lendo ouvindo a linha mestra.

No caso do vídeo isto foi feito utilizando um recurso de linguagem, ou até mesmo "um gatilho mental" que quebra o senso comum. Dizer que "devemos trabalhar duro para ter sucesso" seria o óbvio, o que todos dizem.

Por outro lado, se você diz algo inesperado sobre o assunto, como por exemplo: "Nem sempre trabalhar duro o levará ao sucesso, como lidar com isso?"

Perceba como isto é contraditório e provocativo, foge ao senso comum.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software